09/10/2023 às 16h53min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h08min

Geekie inova e implementa ferramentas de Inteligência Artificial na educação

Ana Carolina Esmeraldo
Divulgação / FACES Comunicação
Podemos afirmar que 2023 é o ano da Inteligência Artificial, que está redefinindo o panorama da sociedade como um todo, incluindo o da educação. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial - Future of Jobs 2023, a habilidade de interagir com IA e Big Data é a terceira mais valorizada pelas empresas, depois apenas de Pensamento analítico e Pensamento criativo. E reconhecendo o potencial da Inteligência Artificial e também os seus desafios, especialmente no que tange ao seu uso na educação, a empresa Geekie decidiu abraçar essa revolução nas salas de aula, em vez de barrá-la, capacitando estudantes e docentes a navegar por esta nova era.

“Seguindo o nosso DNA de inovação e pioneirismo no uso da tecnologia para transformar a educação brasileira desde o início da nossa empresa, em 2011, nós optamos por investir, sim, no uso da Inteligência Artificial e levá-la para as salas de aula já no primeiro semestre de 2024”, explica Camila Karino, CEO da Geekie (www.geekie.com.br), empresa de educação referência em inovação e tecnologia para transformar a educação brasileira.

A especialista destaca que as novidades na plataforma digital de educação utilizadas pelas escolas parceiras da Geekie, que integra momentos práticos de vivências e experiências de construção do conhecimento pelos estudantes, foram pensadas com o objetivo de dar ainda mais visibilidade ao processo de aprendizagem. “Além disso, as inovações irão auxiliar docentes com ganhos de eficiência e envolver estudantes no uso consciente e alinhado com o futuro que os esperam”, afirma a também pesquisadora na área de processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.

Entre as inovações apresentadas na plataforma Geekie One já para o próximo ano letivo, destacam-se:

- Assistente de correção automática de questões dissertativas: Com a ajuda da IA, a Geekie passará a fornecer um assistente de correção que automatiza esse processo, permitindo que professores e professoras dediquem mais tempo ao ensino e menos à correção. Os docentes seguirão tendo a palavra final, validando as sugestões de correções feitas pelo assistente;

- Banco de Questões expandido: A categorização do banco de mais de 100 mil questões do Geekie One irá facilitar a preparação de listas de atividades e provas por meio da aplicação de filtros precisos por nível de dificuldade, origem e assunto. Será possível, ainda, criar listas de exercícios multi-capítulos, permitindo a organização de atividades mais diversificadas e ajustadas às necessidades das turmas;

- Escola no controle de Provas On-line: A nova funcionalidade garantirá que, durante as atividades avaliativas online, os estudantes não possam acessar outras abas ou arquivos em seus dispositivos, aumentando a confiabilidade das respostas e uma visão autêntica do progresso dos estudantes;

- Listas de Sondagem dos Objetivos de Aprendizagem: Criadas por um time interno de especialistas da Geekie em Avaliação com o auxílio de IA, as listas fornecerão aos professores um panorama claro da evolução de cada estudante, o que irá possibilitar intervenções pedagógicas mais direcionadas e eficazes. Em 2024 essa novidade chegará primeiro do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

- Educação Digital para o Ensino Fundamental Anos Finais abordando a temática da Inteligência Artificial: A Inteligência Artificial será uma das novas temáticas a serem abordadas no ensino fundamental anos finais com conteúdos que irão convidar os alunos a mergulhar no mundo da IA, entender o seu funcionamento, explorar sua criatividade e compreender os impactos e desafios éticos associados a essa tecnologia. Trabalhando sob o tripé dos riscos, desafios e oportunidades do mundo digital para apoiar os estudantes no desenvolvimento de habilidades e competências, serão apresentadas propostas de atividades práticas, reflexões sobre o uso intencional, ético e responsável da Inteligência Artificial e a visibilidade de carreira em um mercado de trabalho cada vez mais voltado para a tecnologia. 

Com as novidades apresentadas, a CEO da Geekie reforça que a empresa sempre utiliza a tecnologia de forma responsável, aliando a intencionalidade pedagógica clara aos objetivos de aprendizagem planejados para serem alcançados pelos docentes. “Nos orgulhamos de estar sempre na vanguarda da implementação da IA na educação brasileira, visto que desde 2013 já a utilizávamos para personalizar o aprendizado, e de seguir trabalhando muito focados e de forma bem acelerada para proporcionar um ambiente de aprendizagem ativa e personalizada cada vez mais dinâmico e visível. E quando a intencionalidade pedagógica e a tecnologia se encontram, resultados extraordinários são alcançados!”, conclui Camila Karino, que é ainda psicóloga, Mestre e Doutora em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio na Universidade de New Brunswick (Canadá), onde estudou “Igualdade, equidade e eficácia do sistema educacional brasileiro”.

Sobre a Geekie
Fundada em 2011, a Geekie é uma empresa de educação referência em inovação e pioneirismo no uso da tecnologia que trabalha incansavelmente com seu time de educadores engajados em contribuir com a transformação que a educação do Brasil tanto precisa. Com foco no Ensino Básico, a companhia já alcançou mais de cinco mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. Para mais informações, acesse o site www.geekie.com.br.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp