09/10/2023 às 10h28min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h05min

Inteligência emocional está entre as habilidades que mais crescem em demanda entre os profissionais brasileiros

O relatório de aprendizado da Udemy sobre o segundo trimestre destaca as habilidades técnicas e profissionais buscadas no período, como "ESG e mudanças climáticas" e ChatGPT

Assessoria Udemy
Freepik

Udemy, empresa dedicada a melhorar vidas por meio do aprendizado, divulgou o seu relatório de aprendizado sobre o segundo trimestre, o Q2 2023 Global Workplace Learning Index, destacando as habilidades que mais cresceram em consumo no trimestre (em relação ao trimestre anterior) entre os profissionais no Brasil e no mundo. A qualificação dos profissionais, de forma que eles adquiram habilidades de ponta, é essencial para que as empresas se mantenham competitivas e se preparem para o futuro.

O relatório comparou o consumo de cursos (ou seja, o número de minutos gastos aprendendo) do segundo trimestre do ano com o do trimestre anterior, analisando dados de quase 15.000 clientes corporativos da Udemy Business no mundo todo. A Udemy fornece esses dados para ajudar as empresas a compreenderem as tendências de aprendizado e a identificarem as habilidades que os seus funcionários precisam aprender.

“Estamos caminhando em direção a uma economia baseada em habilidades, em que as empresas avaliam o seu cenário atual de habilidades, identificam lacunas de aprendizado cruciais e apoiam os seus funcionários com estratégias de aprendizado robustas para preencher essas lacunas”, afirma Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina.

A habilidade que mais cresceu em consumo no Brasil foi o framework Spring Boot (um aumento de 133%), um framework Java de código aberto para desenvolvimento de aplicações web e microsserviços. A inteligência emocional (um aumento de 125%) e a comunicação (um aumento de 120%) também tiveram crescimento na demanda, mostrando que os brasileiros valorizam o relacionamento com os seus colegas e buscam habilidades para otimizar essas conexões, especialmente num ambiente de trabalho híbrido.

Globalmente, a professional power skill (também chamada de soft skill ou habilidade comportamental) que mais cresceu em consumo no período foi “ESG e alterações climáticas” (um aumento de 113%), num momento em que empresas e profissionais procuram compreender o impacto das alterações climáticas nas corporações e como mitigar consequências negativas. Além disso, há uma grande demanda por cursos relacionados ao gerenciamento de projetos.

Entre as habilidades técnicas, há um aumento contínuo na demanda global por cursos de preparação para certificações, como as da Google Cloud e da Salesforce, e a IA generativa continua a ser uma habilidade buscada em todos os setores. Além disso, há um forte interesse na fabricação de semicondutores e chips, especificamente na VHSIC Hardware Description Language (VHDL) (um aumento de 3.576%) e nos arranjos de porta programável em campo (um aumento de 1.256%).

Para ver o relatório completo e saber mais sobre as tendências de aprendizado profissional, visite research.udemy.com.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp