09/10/2023 às 11h12min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h04min

Professora da Faetec Bangu Revoluciona a Educação Gastronômica com Plantas Alimentícias Não Convencionais

A abordagem inovadora da professora Danielle Theodoro está transformando o cenário da culinária ao introduzir as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) nas aulas de Confeitaria.

Assessoria
Divulgação
Imagine adicionar o calor dourado da cúrcuma a uma torta ou o toque picante da pimenta do reino a um delicado doce. São esses sabores únicos e nutritivos que a professora Danielle Theodoro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está trazendo para suas aulas de Confeitaria. O trabalho pioneiro realizado por ela na unidade de Bangu, ao incorporar as “Plantas Alimentícias Não Convencionais” (PANCS) à culinária, não apenas desafia paladares, mas também mentes, encorajando seus alunos a explorar o novo. Esse esforço notável ganhou destaque na 8ª Jornada Virtual Internacional de Pesquisa Científica da Universidade de Portugal.

As PANCS, frequentemente referidas como "matos de comer", raramente encontram espaço na culinária convencional. No entanto, a professora Danielle enxergou além das limitações da tradição e reconheceu o potencial revolucionário dessas plantas em suas aulas de confeitaria.

"Nosso objetivo é transcender as fronteiras do convencional, introduzindo perspectivas únicas que ampliem os horizontes de nossos alunos. As PANCS não apenas adicionam novidade às aulas, mas também promovem a consciência ambiental e valorizam nossas raízes culturais", afirma com entusiasmo a professora Danielle.

A Cúrcuma, uma planta tropical, não apenas empresta sabor e uma coloração vibrante às receitas, mas também é rica em nutrientes essenciais. Com vitaminas C e B6, cruciais para o sistema imunológico e função cerebral, e minerais como potássio, que contribui para a regulação da pressão arterial, seus benefícios são inegáveis.

A Pimenta do Reino, uma especiaria amplamente usada, não é apenas um toque saboroso, mas também proporciona vantagens à saúde. A piperina, um composto benéfico à saúde presente na pimenta do reino, demonstrou possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O Peixinho da Horta, com suas folhas peculiares que lembram peixes, é uma PANCS rica em fibras e óleos vegetais. Além de seu uso em receitas, ele oferece benefícios como ação emoliente, que pode aliviar tosses e irritações na faringe, e auxiliar na digestão.

Por meio de uma parceria entre a Faetec Bangu e o Exército Brasileiro, a professora Danielle realizou palestras que destacaram o uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) em atividades ao ar livre. O aluno e militar Lorahn Alves, participante da Semana da Gastronomia na Faetec Bangu, frequentou aulas de Confeitaria relacionadas às PANCS, e agora se dedica à criação de bolos confeitados. Ele expressou sua satisfação em adquirir conhecimentos sobre o tema, notando como essa aprendizagem foi valiosa para suas atividades na selva, sendo essencial para sua sobrevivência em situações de campo.

"Durante o curso, aprendemos sobre os benefícios das PANCS na dieta diária e como podemos usá-las em diferentes lugares. Eu não as conhecia antes do curso e achei o aprendizado bastante interessante. Fizemos pudim de capim santo, também conhecido como capim limão, e bolo de cúrcuma. O 'peixinho da horta' e a 'ora-pro-nóbis' me chamaram particularmente a atenção."

O projeto, que foi desenvolvido nas salas de aula da Faetec Bangu, evoluiu para a pesquisa inovadora intitulada "Cultura na Escola: A Incorporação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) nas Aulas de Qualificação Profissional". Essa pesquisa foi apresentada na 8ª Jornada Virtual Internacional de Pesquisa Científica da Universidade de Portugal. Ela reflete a imersão da professora Danielle Theodoro no mundo das PANCS, explorando como a inclusão de ingredientes não convencionais pode transformar a experiência gastronômica.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp