06/10/2023 às 13h47min - Atualizada em 07/10/2023 às 00h06min

Caetano Brasil Desafia Tradições do Choro no Single "Surpreendente"

Clarinetista indicado ao Grammy Latino revela primeiro lançamento após o elogiado álbum “Pixinverso - Infinito Pixinguinha”

Daniel Corrêa
Igor Tibiriçá

O músico mineiro Caetano Brasil, renomado clarinetista e indicado ao Grammy Latino, está mais uma vez quebrando barreiras e desafiando as convenções musicais com seu mais recente lançamento, o single "Surpreendente". Nesta nova faixa, Caetano Brasil se une a Bia Nascimento no violão e Chico Cabral no pandeiro para formar o grupo "O Choro Livre". O resultado é uma reinterpretação ousada e moderna do choro, um dos gêneros musicais mais tradicionais do Brasil.

Ouça “Surpreendente”: https://tratore.ffm.to/caetanobrasilsurpreendente

O nome "Surpreendente" não poderia ser mais apropriado. A música, composta por Caetano Brasil em homenagem ao seu colega clarinetista Wesley Fontes, é uma fusão envolvente de elementos do choro tradicional com influências contemporâneas. Ela é inspirada por grandes músicos do choro contemporâneo, como Maurício Carrilho, Zé Barbeiro, Alessandro Penezzi, Anat Cohen e Nailor Proveta, que têm experimentado inovações nas fórmulas de compasso e na estrutura de suas obras.

Ao falar sobre a composição, Caetano Brasil explica: "Ela é muito influenciada por artistas do choro contemporâneo, que vêm experimentando alterações nas fórmulas de compasso e na quadratura de suas obras nas últimas décadas. Em muitos momentos ela pode soar familiar para os ouvidos habituados ao choro. Mas é exatamente quando esses ouvidos se encontram envolvidos pela melodia que são pegos de surpresa. Daí o nome."

Este single representa um marco importante na carreira de Caetano Brasil, marcando seu retorno após o elogiado álbum "Pixinverso – Infinito Pixinguinha" de 2022 e seu trabalho premiado "Cartografias", indicado ao Grammy Latino em 2020. Com "Surpreendente", Caetano continua desafiando os padrões musicais, adotando uma abordagem que é ao mesmo tempo reverente às gerações anteriores e irreverente em relação às linguagens musicais bem estabelecidas.

Caetano Brasil descreve o processo de gravação com O Choro Livre: "Nesta gravação com O Choro Livre, Bia, Chico e eu já vínhamos ensaiando e construindo o arranjo que foi apresentado ao vivo várias vezes. Entramos no estúdio já muito confortáveis com as peças que a composição prega. Assim, chegamos a uma versão que mostra 'Surpreendente' ao público com a cara do grupo: leve e irreverente."

Além disso, este lançamento é apenas um aperitivo do que está por vir, com um EP programado para o próximo dia 27. Caetano Brasil promete que este EP será uma experiência musical fluida, divertida e leve, adequada para diversos ambientes, desde festivais ao ar livre até bares e salas de concerto.

Em resumo, com "Surpreendente", Caetano Brasil continua a demonstrar sua habilidade de surpreender e inovar, mantendo vivo o espírito do centenário "chorinho" enquanto empurra os limites da música brasileira para novas e emocionantes direções. Este é um lançamento que vale a pena ouvir e que promete encantar os amantes da música tradicional e contemporânea.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp