05/10/2023 às 14h33min - Atualizada em 06/10/2023 às 00h05min

3 pilares da Comunicação para Startups Iniciantes

* Por Cleverson Edling, Head of marketing da Vellore Ventures

NB Press
Vellore Ventures

Há três pilares principais da comunicação que devem ser levados em conta para colocar em prática um projeto de sucesso em start up iniciantes, são eles: clareza, consistência e autenticidade.  

 

 

  1. Torne a comunicação da sua marca mais clara e direta 

 

 Permite transmitir a mensagem de forma precisa e compreensível ao público-alvo. Em um ambiente altamente competitivo, em que as informações são abundantes, ser claro e direto acaba sendo essencial para capturar a atenção e o interesse dos potenciais clientes. 

 

  1. Sua marca mais consiste e com maior credibilidade 

 

Já a consistência ajuda na comunicação de uma startup, com uma identidade sólida e reconhecível para a marca. Ao manter uma mensagem consistente em todos os touchpoints com o público, a startup fortalece sua marca, melhorando seu mindshare e credibilidade da empresa, transmitindo a ideia de que é confiável e comprometida com seus valores. 

 

  1. Faça conexões com o público alvo da sua marca    

 

O último pilar, mas não menos importante, é a autenticidade. Isso porque, ser genuína com seu público é fundamental para uma startup, pois permite que a empresa se conecte de forma transparente, honesta e verdadeira em suas ações e mensagens. Tudo isso, gera confiança e empatia por parte dos clientes e parceiros, criando uma relação de proximidade e fidelidade com a marca. Esse campo também traz destaque em um mercado competitivo, pois ao mostrar sua identidade única e valores reais, ela se diferencia.  

 

Comunicação Efetiva, o papel do Marketing e do Storytelling  

 

A comunicação efetiva é fundamental para o crescimento de uma startup. Isso deve acontecer, pois ela abrange diversos aspectos cruciais do negócio como: engajamento, construção de marca, atração e retenção de clientes. É uma ferramenta poderosa que impulsiona o crescimento e destaca a startup no mercado competitivo. A startup pode atingir seu público com estratégia de redes sociais, e-mail marketing e conteúdo relevante, aumentando sua visibilidade e alcance, e assim, atraindo mais clientes em potencial. 

 

O profissional de Marketing tem o papel primordial de trazer resultados expressivos e estar sempre antenado, para se adaptar às novas tecnologias e dinâmicas. Muitas vezes, esses servidores da tecnologia iniciam o departamento de Marketing sozinhos, sendo responsáveis por todas as ações para diferentes touchpoints da empresa. Essa capacidade de enfrentar desafios é essencial para o sucesso da startup no competitivo cenário atual. 

 

Com o objetivo de “humanizar” a marca, foi criado. o chamado storytelling - ou nesse caso também pode ser conhecido como Story Brand  Trata-se de uma poderosa ferramenta que permite que as marcas estabeleçam uma conexão emocional com o público alvo e ainda, crie laços significativos com os consumidores. Ao contar histórias autênticas e relevantes sobre a origem da startup, seus valores, desafios e conquistas, é possível gerar empatia e identificação. 

 

*Por Cleverson Edling, Head of marketing da Vellore Ventures frente de inovação do Grupo Vellore.  

 

Sobre a Vellore Ventures 

A Vellore Venture é o braço de inovação do Grupo Vellore. Com foco no mercado de materiais de construção, a empresa paranaense é responsável pelas marcas Foxlux e Famastil, grandes players em importação e comercialização de produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas de construção, jardinagem e linha agrícola. A companhia anunciou sua entrada no universo da inovação e startups por meio de uma parceria com a FCJ Venture Builder, multinacional líder em venture building.   


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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