04/10/2023 às 09h20min - Atualizada em 05/10/2023 às 00h10min

Ubyfol orienta como promover melhorias no manejo de pastagem para maximizar a produtividade do rebanho

Companhia destaca soluções e outras dicas técnicas que contribuem para o desenvolvimento vegetativo e nutricional das forragens, gerando melhores condições para o gado

Ubyfol
Ubyfol
Um dos principais desafios da pecuária brasileira atualmente é o desenvolvimento e a criação de rebanhos de alto padrão respeitando os biomas nos quais estão inseridos. O produtor, que busca o aumento da competitividade e a melhoria de resultados, ainda deve estar atento às condições para a redução de impactos, preservando ao máximo o equilíbrio do meio ambiente. Diante dessa perspectiva e da crescente demanda global por esse tipo de produção, o manejo de pastagens é uma das estratégias indispensáveis para o produtor obter um alto valor nutricional das forragens e, assim, poder atingir as melhores condições de desenvolvimento dos rebanhos, sem prejudicar a sanidade e a qualidade do solo.

Como regra, o manejo consiste em um conjunto de técnicas e intervenções utilizadas em uma área de produção de carne ou leite, cujo objetivo é garantir o alto valor nutricional das forragens e o máximo de produtividade. O manejo contribui para o ganho significativo de performance e produtividade, bem como otimiza custos e a sustentabilidade na propriedade.

Segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tamanho da área de pastagens no Brasil corresponde a cerca de 160 milhões de hectares (números de 2021), sendo que 62,5% delas apresentam diferentes graus de degradação do solo: leve, intermediário ou severo. Esse cenário se reflete diretamente na baixa produtividade, estimada em cerca de 0,97 UA/ha (número de unidades de animais por hectare), considerando-se o potencial produtivo que podem alcançar.

“Um bom manejo de pastagem é definido, desde o início do processo, pelo tipo de forrageira que o pecuarista vai utilizar. Nesse sentido, é importante levar em consideração a escolha de materiais genéticos que tenham alto potencial produtivo”, assinala William Silva, analista de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol. Para o especialista, antes mesmo do cultivo da pastagem, é fundamental observar o preparo do solo, a fim de proporcionar um ambiente favorável para que a planta tenha condições de se desenvolver. “Algumas práticas de manejo são importantes nesse momento, como a descompactação do solo, gessagem, calagem e adubação, entre outras práticas”, enumera.

De acordo com William, há também dois manejos que devem ser implementados durante o desenvolvimento vegetal: o controle de ervas daninhas, pragas e doenças, e o nutricional, no qual é realizado o fornecimento de nutrientes essenciais para a planta. “Ambos são fundamentais para maximizar a produtividade e diminuir as perdas relacionadas a fatores bióticos e abióticos”, diz. “Uma pastagem de alta performance é consequência da adoção de tecnologias e integração de manejos”, enfatiza.  

Soluções para toda a fase de pastejo
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), quase toda a carne bovina produzida hoje no país – cerca de 95% – é obtida em regime de pastagem. A partir do melhoramento de áreas existentes, uma série de avanços foram realizados para aperfeiçoar a qualidade da carne bovina, nos últimos anos. Novas soluções, frutos de investimento em pesquisa científica, contribuem para aumentar o desempenho do setor, a partir do cultivo de pastos de qualidade, visando garantir melhores resultados no desenvolvimento vegetativo e, assim, produzir alimentos de alto valor nutricional durante o ano todo.

Nesse sentido, a Ubyfol dispõe de soluções para o cultivo de pastagem que tornam a planta mais eficiente, por meio de ativações fisiológicas e metabólicas, em fazer o que ela já é programada para realizar, além de melhor aproveitamento dos nutrientes já existentes no solo, favorecendo o crescimento e a recuperação da forrageira de forma mais rápida e uniforme, contribuindo para uma maior taxa de lotação.

Para o pós-pastejo, a Ubyfol disponibiliza duas soluções em seu portfólio, o Axis e o Kymon Plus, que de forma conjunta aceleraram o processo de recuperação do pasto que acaba de ser consumido pelo ruminante. A primeira solução se trata de um NPK (15-10-15) líquido, com o intuito de fornecer para a planta os macronutrientes mais demandados para o desenvolvimento do vegetal. Já a segunda é composta por um complexo de aminoácidos que atuará de forma benéfica diretamente no metabolismo da planta, poupando gasto energético e auxiliando na produção de enzimas, proteínas e hormônios. A aplicação destas duas soluções traz diversas vantagens, como o fato de os aminoácidos permitirem maior permeabilidade da membrana plasmática e com isso favorece a absorção dos nutrientes que vão em conjunto, pela planta.

Para o período intermediário, com o intuito de estimular o crescimento vegetativo, recomenda-se a utilização do N32, que se baseia em um nitrogênio líquido altamente concentrado e que fornece as três formas do elemento que são assimiláveis pela planta: nítrica; amídica e amoniacal. Por fim, a Ubyfol também dispõe em seu portifólio de uma solução que pode ser utilizada em toda e qualquer aplicação que o produtor fizer, o Disperse Ultra, um adjuvante multifuncional de alta performance que auxilia o produtor a garantir o máximo aproveitamento do conteúdo pulverizado, contribuindo para melhor eficiência dos ativos.

Sobre a Ubyfol

A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai, na Bolívia, no Uruguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp