03/10/2023 às 16h09min - Atualizada em 03/10/2023 às 20h03min

Roda de Samba autoral fortalece a entrada de novos compositores na cena musical

Em Perdizes, evento aberto ao público estimula renovação do samba e de outros estilos brasileiros

Bacuri Comunicação
www.batucantos.com
Joice Aguiar
 

No próximo domingo, dia 8 de outubro, será realizada a segunda roda de samba autoral do Projeto Batucantos no Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo, no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Idealizada pela jornalista, cantora e compositora Carla Franco, a ação tem se fortalecido como um espaço que valoriza a composição brasileira, sendo uma das poucas iniciativas na cidade que incentivam compositores a apresentarem suas criações autorais.  

“Conversando com amigos músicos, notei que quase todos eles cantam e tocam em bares e restaurantes, mas dificilmente mostram suas composições por falta de oportunidade”, explica. “Portanto, o projeto nasceu do meu desejo de criar um espaço para novos compositores, como eu, nas rodas que hoje basicamente reproduzem em sua maioria os sambas tradicionais”, observa a compositora. 

O projeto foi contemplado em 2022 pelo ProaC, promovido pelo Governo do Estado, e é realizado desde janeiro no Vila Sá Barbosa. Desde setembro, a iniciativa foi ampliada para o Alvenaria, recebendo para isso o apoio da Paiol, loja que é uma das principais referências em arte popular brasileira e artesanato de tradição. 

 

“Apoiar projetos deste tipo faz parte de um plano de ação da Paiol que visa fomentar e estimular a produção e o consumo de bens culturais em diversos campos artísticos. Nosso objetivo é fortalecer iniciativas que coloquem as pessoas em contato diário com a arte brasileira, seja na música, no teatro, no artesanato ou em outras esferas”, afirma Lucas Lassen, fundador e diretor criativo da Paiol. 
 


 

 

Compositores de outros estilos também podem apresentar suas músicas

A chegada ao Alvenaria também trouxe a ampliação do escopo do projeto. Buscando extrapolar o universo do samba, o evento passa a receber inscrições para outros gêneros musicais. Além dos compositores de samba, autores de canções de outros ritmos brasileiros, como MPB, forró, xote e rock também podem participar, contando com os músicos do grupo Batucantos para acompanhá-los na apresentação. Na primeira roda, realizada em setembro, 15 compositores apresentaram canções autorais. 

“O Alvenaria já nasceu com o objetivo de acolher, incentivar e fomentar artistas independentes de todas as linguagens artísticas. Por ser um espaço multiplataforma nossa programação é variada e inclui peças de teatro, shows, cursos, exposições de arte, curtas-metragens, e projetos especiais, sempre privilegiando a cena emergente, independente e periférica. Por isso, receber uma ação como o Batucantos faz todo sentido”, finaliza a co-fundadora e curadora do espaço, Bia Toledo.  

 

Como participar? 

Os compositores interessados em participar da roda enviam suas canções previamente (áudio e letra). No dia do evento, as músicas recebem arranjo do grupo Batucantos, formado por Carla Franco, pelos compositores e violonistas Gabriel Deodato e Oscar Novaes; o compositor, cavaquinista e cantor Edu Batata e o percussionista Everton Reis. O público também tem acesso a um caderno digital (QR Code) com as letras das músicas participantes da roda. “A roda é colaborativa, todo mundo canta junto e participa e a força desse encontro coletivo está no fortalecimento da música brasileira, por meio da apresentação ao público de canções inéditas que reverberam a arte dos compositores”, completa Carla. 

Nas oito rodas realizadas este ano já foram apresentados cerca de 70 sambas autorais, com destaque para o aumento crescente da presença de mulheres compositoras. Os vídeos do projeto podem ser conferidos no instagram @batucantos

 

SERVIÇO
O que: Roda autoral do Batucantos. O evento é gratuito e aberto ao público.
Onde: Alvenaria, na Rua Turiassu, 799, no bairro de Perdizes, em São Paulo. 
Quando: Domingo, dia 8 de outubro e todo segundo domingo do mês (12 de novembro e 10 de dezembro), a partir das 16 horas.
Como participar: O site www.batucantos.com traz todas as informações sobre inscrições e agenda. 




 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp