27/09/2023 às 16h45min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h02min

Abertura da 17a CineBH lota e celebra Rafael Conde e Yara de Novaes

A abertura da 17a CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte aconteceu na noite de terça-feira, dia 26 de setembro, e lotou os dois andares do Cine Theatro Brasil Vallourec.

ATTi Comunicação
Divulgação

A abertura da 17a CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte aconteceu na noite de terça-feira, dia 26 de setembro, e lotou os dois andares do Cine Theatro Brasil Vallourec. Estavam reunidos cineastas, produtores, jornalistas, críticos e espectadores em geral para acompanhar o início do evento que, nos próximos seis dias, torna a cidade a capital do cinema latino-americano.

A temática "Território(s) da Latinidade" foi ilustrada em vídeos e depoimentos que exaltaram a importância do cinema no continente e o recorte escolhido para compor a programação da Mostra esse ano.

O destaque da noite foi a homenagem ao cineasta Rafael Conde e à atriz e dramaturga Yara de Novaes, que receberam o Troféu Horizonte da organização da Universo Produção. A dupla mineira trabalhou junta em diversos projetos e destacaram essa união ao agradecerem o tributo.

"É uma homenagem a todos os técnicos e artistas que trabalharam com a gente nesses anos todos", disse Conde. "Os festivais da Universo são responsáveis pela consolidação do cinema brasileiro e eu agradeço especialmente ao programa Brasil CineMundi". A referência de Conde foi ao fato de seu novo longas-metragem, "Zé", ter sido projeto do CineMundi, encontro de coprodução realizado durante a CineBH, no ano de 2015.

Por sua vez, Yara de Novaes exaltou o espaço teatral, onde ela começou sua carreira, como "um lugar pra gente se encontrar, e não vamos desistir nunca dessa possibilidade dos encontros". Yara relembrou justamente seu encontro com Conde, que "gerou tantos outros ao longo das nossas carreiras e que vão durar para sempre".

A noite se concluiu com a exibição de "Zé", que tinha parte da equipe na plateia e foi visto em pré-estreia em Belo Horizonte.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp