26/09/2023 às 00h08min - Atualizada em 27/09/2023 às 00h00min

Tempo seco e alta demanda ameaçam estoques de ar condicionado

Zona Franca de Manaus fabrica grande parte dos aparelhos de ar condicionado para venda no Brasil, mas hidrovia do rio Amazonas sofre com seca e transporte de cargas começa a ser impactado

Kasane Comunicação Corporativa
arquivo divulgação
Onda de calor segue causando transtornos em todo o país e a temperatura deve aumentar nos próximos dias, segundo previsão da Climatempo, passando de 40ºC em vários estados. O cenário gera busca por aparelhos eletrônicos para amenizar o calor, mas grande parte desses produtos, como ar condicionados e climatizadores, que já estão com alta demanda nas lojas. No Brasil, a maior parte desses dispositivos é produzida no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, região em que o transporte por hidrovias foi impactado pela seca. Situação começa a afetar o escoamento, o que já interfere, por exemplo, no tempo de entrega dos produtos e todo o país.

Já existe até “taxa de seca” e o Centro de Indústrias do Amazonas (Cieam) estima um aumento de aproximadamente 40% a 50% no custo do transporte de insumos e distribuição de produtos do Polo Industrial de Manaus, devido à estiagem que vive o Amazonas, e também alerta que, com a seca, o tráfego está com restrições e as embarcações precisam, por exemplo, diminuir a velocidade de navegação e não conseguem navegar com capacidade total, o que tem causado filas no Canal do Panamá. Segundo Augusto César, coordenador da comissão logística do Cieam, o grande impacto desse período é o aumento do custo, que consequentemente é repassado ao consumidor.

Quem não se preparou com muito otimismo nas vendas pode ter sérios problemas com estoque de ar condicionado nos próximos dias. Fernando Lucas, gerente de produtos do Grupo Fujioka, empresa que é hoje o principal distribuidor do país de importantes marcas de produtos de tecnologia, vendendo para varejistas e para o consumidor final, conta que em agosto, por exemplo, o crescimento das vendas foi de mais de 100% comparado ao mesmo período do ano anterior.

“Mais de 90% dos aparelhos de ar condicionado que vendemos chegam de Manaus, mas nos preparamos para esse semestre, mas a indústria já sinalizou que pode haver ruptura nas entregas de alguns modelos de ar-condicionado, e o mercado pode sentir nos próximos dias”, comenta Fernando. “Junto com o ar condicionado, aumentou muito a procura por climatizadores que é uma alternativa mais barata que atende melhor algumas famílias”, conclui ele.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp