26/09/2023 às 09h54min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h17min

123 Milhas e a pirâmide financeira

Como uma empresa de viagens virou suspeita de um esquema de pirâmide?

Vero Lettera Comunicação
Dr. Bernardo Cabane
 
A agência de viagens 123 Milhas gerou questionamentos sobre suas operações internas após o depoimento de seu diretor na CPI das Pirâmides Financeiras. 
 
A 123 Milhas havia lançado uma promoção para atrair novos clientes. Os clientes recém-chegados assumiram os custos das passagens já compradas e pagas por clientes anteriores. 
 
O advogado Bernardo Oliveira, que trabalha com Assessoria Jurídica de Direito Penal, conta: “Acusações de pirâmide financeira são sérias, porém é importante observar que o delito é definido no inciso IX do artigo 2º da Lei n.º 1.521/51, com pena de detenção de seis meses a dois anos, envolvendo sistemas como "bola de neve," "cadeias," "pichardismo”. Com intuito de conseguir ganhos ilícitos em detrimento de um número indeterminado de pessoas, por meio de especulações ou processos fraudulentos”. 
 
Porém o valor das passagens internacionais aumentou e deixou a agência de viagem em uma posição desvantajosa, o que fez com que a 123 Milhas não conseguisse cumprir com a compra dessas passagens de seus antigos clientes, se tornando alvo da CPI das Pirâmides Financeiras. “Os sinais clássicos de uma pirâmide incluem promessas de retornos financeiros extraordinariamente altos, recrutamento constante de novos participantes e falta de clareza sobre o funcionamento interno da empresa”, diz Bernardo. 
 
Embora não tenha evidências de recrutamento como uma pirâmide financeira típica, alguns elementos levantam essa suspeita. Com descontos significativos nas passagens aéreas, a empresa conseguiu atrair um número significativo de clientes, havendo uma preocupação na transparência em relação à fonte dos descontos nessas passagens, e a forma que a empresa lucrava com tais vendas.
 
Em uma pirâmide financeira, o investimento de novos recrutados é usado para pagar o retorno prometido aos investidores mais antigos, a falta de informações sobre o funcionamento da 123 Milhas dificulta as investigações, não sendo claro de onde vêm os descontos e como a empresa se sustenta financeiramente.
 
É importante ressaltar que as alegações de pirâmide financeira são sérias e requerem uma investigação minuciosa por parte das autoridades regulatórias e legais. “Até que evidências concretas provem ao contrário, é fundamental que os investidores exerçam cautela ao lidar com empresas como a 123 Milhas e busquem aconselhamento financeiro profissional antes de tomar decisões de investimento”, diz Oliveira. 
 
Serviço: Assessoria Jurídica de Direito Penal
 
Cabane Oliveira Sociedade de Advocacia
 
Dr. Bernardo Cabane de Oliveira
 
Advogado Criminal
 
(41) 99689-1942
 
 
https://cabaneoliveira.com.br/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp