26/09/2023 às 17h05min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h17min

Decolar compartilha recomendações para compra de viagens de forma segura

Conhecer os canais oficiais da empresa é a principal forma de prevenção contra fraudes; redes sociais e WhatsApp são canais apenas de atendimento, não de vendas

Decolar
https://www.decolar.com/
Crédito (divulgação)

A Decolar empresa líder de viagens na América Latina – compartilha uma série de recomendações para que os viajantes possam comprar suas viagens de forma segura, como forma de prevenção contra fraudes. Apesar da facilidade atual de reservar produtos e serviços de viagem, certos cuidados são necessários.

“A Decolar tem toda a experiência, tecnologia e os mais altos padrões de segurança para a compra segura de produtos e serviços turísticos”, diz Josefina Schaer, Gerente de Relações Institucionais da companhia. “Também contamos com uma plataforma de pagamentos e um sistema de prevenção de fraudes que incorpora os melhores e mais modernos recursos do mercado, com modelos baseados em machine learning, para prevenir e detectar casos suspeitos.”

Confira as recomendações:

  • Reservar com empresas de viagens reconhecidas: escolha empresas, como a Decolar, que contam com experiência, tecnologia e altos padrões de segurança para a compra de produtos e serviços de viagens.
  • Para comunicações via e-mail, verifique se o domínio é confiável: no caso de receber promoções de viagens por e-mail, verifique se o domínio não tem erros ortográficos. Além disso, não deve pedir que você se conecte fora do site para realizar qualquer atividade ou transação.
  • Certifique-se da segurança do site: verifique se o site conta com as condições de segurança necessárias. Por exemplo, ter o https:// em seu link e um ícone de cadeado fechado logo à esquerda do domínio da web, indicando que o site mantém seus dados protegidos. Além disso, escolha um site que tenha certificados de segurança, como o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que protege informações confidenciais sobre cartões de pagamento.
  • Conecte-se a uma rede segura: utilize uma rede de internet criptografada ao realizar as suas pesquisas e a reserva, para evitar o roubo de suas informações e dados pessoais.

A Decolar não realiza nenhum tipo de abordagem nas redes sociais ou sites de relacionamento, tampouco disponibiliza e-mails de contato com domínios distintos de @decolar.com.

  • Conheça os canais oficiais da Decolar (atendimento ao cliente e televendas): certifique-se de que as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, WhatsApp) e e-mail,  tenham o selo de verificação que indica que é um canal oficial da empresa.

A Decolar comercializa os produtos de seus fornecedores apenas de forma direta pelos seus canais oficiais. Não há nenhuma venda por redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn etc.) ou aplicativos de mensagens (como o WhatsApp etc.). No pós-venda, os canais oficiais de atendimento aos clientes são a seção Minhas Viagens, no site e no aplicativo, e o telefone 11 4003-9444. O contato pelo telefone é sempre gravado e pelo WhatsApp não são solicitados dados pessoais e/ou sensíveis.

  • Proteja seus dados: Nunca informe por DM (Direct Messages), Messenger ou em comentários públicos os seus dados pessoais e sensíveis, tais como: RG, RNE, CPF, Passaporte, nome completo, ticket da passagem, código da compra ou localizador. Na Decolar, qualquer pedido de confirmação de dados é solicitado via e-mail com um link de direcionamento a um ambiente seguro próprio, onde o cliente preenche seus dados.
 
  • Verifique a segurança da plataforma de pagamento: A Decolar utiliza somente meios de pagamentos oficiais (cartão de crédito, boleto bancário Koin®, transferência bancária por meio do sistema SafetyPay® e Pix) e não solicita pagamento de adiantamentos por meio de depósito bancário ou transferência bancária por Pix para pessoas físicas (CPF) ou pessoas jurídicas (CNPJ), fora do ambiente de segurança da Decolar. 


A Decolar não solicita dados pessoais e/ou sensíveis por suas redes sociais nem oferece descontos ou facilitação de pagamentos por canais distintos dos meios de pagamentos oficiais.
 

Se você receber alguma mensagem pelas redes sociais e canais de mensagens – WhatsApp, Messenger, Direct Messages (Mensagens Diretas) pelas redes sociais –, você deve desconsiderar. Não concretize a compra de sua reserva, interrompa imediatamente o processo e contate a Decolar pelo telefone 11 4003-9444.
 

Mais informações

A Decolar informa que só comercializa produtos e serviços diretamente pelo site, aplicativo ou pelo canal Meu Agente Decolar. As redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e o WhatsAPP são canais apenas de atendimento ao cliente, não de vendas. A empresa esclarece que todos os seus perfis oficiais nas redes sociais têm um selo de autenticidade. Pedidos de alteração ou atualização sobre a viagem devem ser conduzidos diretamente pelo Minhas Viagens, localizado no perfil do cliente no site ou no aplicativo da Decolar.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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