25/09/2023 às 12h42min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h09min

Edenred Brasil e Ticket promovem desafio voltado para estudantes de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

O desafio do hackathon foi transformar a política de privacidade e proteção de dados da Edenred com técnicas de design; 10% dos alunos da Faculdade de Direito participaram da atividade

Kelly Queiroz
Divulgação

A Edenred, líder mundial e digital em serviços de meios de pagamento para empresas e a Ticket, marca de vale-alimentação e refeição do Grupo, promoveram um Hackathon na Semana Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de agosto. Os estudantes do curso de direito tiveram a oportunidade de propor transformações à política de privacidade da Edenred e da Ticket, por meio de técnicas de legal design, com foco na experiência do usuário, para facilitar ainda mais a leitura e entendimento por todas as pessoas, com um visual mais agradável, disruptivo e que comunicasse de forma eficiente, mantendo a proteção jurídica original. 

“A linguagem é o que nos conecta uns com os outros. Para nos aproximar cada vez mais das pessoas e tornar os assuntos jurídicos acessíveis no entendimento individual, é importante simplificar termos técnicos e buscar o aprimoramento constante das nossas práticas. E pensando nisso, nada mais revigorante do que ouvir diretamente os jovens iniciantes no mercado de trabalho, que são um dos públicos-alvo da Política de Privacidade em algumas de nossas linhas de negócio”, destaca Graziella Adas, Diretora Jurídica, Riscos e Regulatório da Edenred na América Latina.

O desafio teve mais de 500 alunos inscritos, que representa aproximadamente 10% da Faculdade de Direito, e puderam compor grupos multidisciplinares com outros cursos. Ao longo da Semana Jurídica, durante o desenvolvimento dos projetos, os estudantes encontraram apoio em um perfil no Instagram com mais de 400 seguidores, onde professores da universidade e representantes das áreas de Proteção de Dados e de Comunicação da Edenred publicaram vídeos para auxiliá-los, como conteúdo sobre Privacidade e Proteção de Dados baseada na LGPD, Legal Design, Visual Law, entre outros temas, além de especialistas em Legal Design da Bits Academy e especialistas jurídicos do TozziniFreire Advogados. Os conteúdos da página alcançaram diretamente mais de 1.500 pessoas.

Na banca final, os grupos publicaram um pitch de três a cinco minutos, além do documento em si, e seis grupos foram premiados: "LawDesign”, “Leg@l Tech”, “Trilegal”, “TicoTicket”, “IsDuYas” e “Mile”. Alguns dos critérios de premiação incluíam a utilização do manual de marca da Edenred, o alinhamento com os valores da empresa, a simplificação da linguagem, diversidade e a utilização de elementos que simplifiquem a leitura de quem não é especialista da área. “Promover desafios como esse reforça nosso objetivo de assegurar a transparência efetiva em nossas práticas, de forma simples e engajadora, descomplicando os assuntos que são cada dia mais importantes para o negócio, nossos clientes, estabelecimentos e usuários. Essa é uma das diversas iniciativas que temos para nos aproximar do ecossistema de inovação e enriquecer conexões responsáveis”, comenta a executiva.

Este ano, a Edenred ainda foi reconhecida no Future Law Awards 2023, premiação pioneira no Brasil voltada ao tema de Legal Design e Visual Law, o qual gratifica profissionais e práticas internas que fomentam a inovação no dia a dia jurídico. Além desse, o Grupo também foi reconhecido pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) por suas práticas jurídicas e contemplada com o selo Departamento Jurídico 4.0. A certificação é concedida às empresas que se destacam em quatro pilares: Inovação Jurídica, Gestão de Pessoas, Eficiência Jurídica e Jurídico Parceiro de Negócios.

Além disso, a Edenred, historicamente conectada com a educação e desenvolvimento de jovens, participou do Sugar Program, programa global de inovação aberta que conecta parceiros corporativos a estudantes de 24 universidades, em quatro continentes, para a resolução de desafios de negócios. Com a parceria da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e da universidade francesa Les Ponts et Chaussées, oito estudantes de engenharia receberam apoio, mentoria e participaram de palestras com representantes da Edenred, além de serem incentivados a desenvolver ideias inovadoras.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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