22/09/2023 às 14h44min - Atualizada em 23/09/2023 às 00h03min

Gerdau apresenta esquadrão de robôs futuristas de aço na 13ª Virada Sustentável

Iniciativa criada por coletivo de artistas busca transmitir uma visão transformadora do futuro por meio do desenvolvimento sustentável, com o aço como elemento central

Assessoria de imprensa
Ale NingueM

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e o Ministério da Cultura apresentam ao público o projeto “Robôs Futurísticos - o esquadrão tecnológico do futuro sustentável”, uma iniciativa liderada pelo Coletivo Respect, OHSE e pelo artista Alexandre Bergami, durante a 13ª edição da Virada Sustentável 2023, da qual a companhia é a principal patrocinadora. A exposição, de classificação livre, acontecerá no próximo domingo (24) no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), entre 5h30 e 19h. 
 

“A sustentabilidade e o aço fazem parte do dia a dia de todas as pessoas. Com a exposição dos robôs futurísticos, reforçamos os conceitos de sustentabilidade e reciclagem dentro de um contexto criativo e educativo. O propósito da Gerdau é empoderar pessoas que constroem o futuro e buscamos impactar positivamente as regiões onde estamos presentes, promovendo discussões e reflexões junto à sociedade sobre como podemos ser agentes de transformação para o desenvolvimento de um planeta ainda mais sustentável por meio também da arte”, explica Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.

 

As obras apresentadas buscam apurar o olhar dos espectadores até o ano de 2030, onde os artistas imaginam arte representada por seres futuristas e tecnológicos, que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 da Organização das Nações Unidas (ONU), de Consumo e Produção Responsáveis, enfatizando a ideia de combinar arte, cultura e sustentabilidade, em um contexto criativo e educativo. “É uma honra participar de mais uma edição da Virada Sustentável como principal patrocinadora, promovendo uma ação que permeia o dia a dia da Gerdau e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de valorização da cultura brasileira. Sabemos que cada robô é uma manifestação artística que busca abordar os desafios da sociedade, transmitindo uma visão transformadora para o futuro. Vamos levar arte, cultura e aprendizado para os visitantes”, completa Torres.
 

Ao todo, são três instalações, sendo a primeira o Robô Equitron, que simboliza a importância da cooperação e da solidariedade na erradicação da pobreza. Este ser simboliza o comprometimento com a promoção da igualdade de oportunidades para todos. A escultura mede aproximadamente 5 metros e é construída com fios de metal, cabos de aço Gerdau, placas de circuito e peças de computador.
 

A segunda arte é representada pelo Robô Vitalis, que destaca a importância da saúde preventiva e de um estilo de vida saudável. Vitalis é um robô dedicado a promover a saúde e o bem-estar, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. A escultura em formato de coração com aproximadamente 5 metros de altura, é construída com peças de computadores e eletroeletrônicos.
 

Já o Robô Aquatron enfatiza a importância da conservação e do uso responsável dos recursos hídricos, é um robô empenhado em preservar, revitalizar e garantir o acesso à água limpa e saneamento básico para todos. A escultura em formato de fonte de água, com aproximadamente 5 metros de altura, é construída com canos, tubos e circuitos eletrônicos reciclados.
 

Segundo o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano, “Para chamar a atenção para uma conscientização coletiva sobre o momento climático que estamos vivendo, a Virada apresenta temas importantes e pouco conhecidos da população de uma forma palatável, lúdica e prazerosa, através da arte, cultura e ações para o despertar do conhecimento”.
 

A 13ª edição da Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do país, é realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras instituições. Sua realização é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Gerdau, com realização Virada Sustentável e Ministério da Cultura - Governo Federal. Ao todo, o evento concentra mais de 800 atividades e oficinas gratuitas que levam ao público discussões de importância global, de forma lúdica e de fácil assimilação sobre os temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular, responsabilidade socioambiental, entre outros. Neste ano, o evento lançou uma nova campanha com “um olhar para 2030”, reunindo manchetes dos sonhos de mais de 50 organizações da sociedade civil, com expectativa e esperança de quem trabalha com transformação social e ações para um futuro melhor.
 

 

Robôs Futurísticos - o esquadrão tecnológico do futuro sustentável

Categoria: Intervenção

Classificação: Livre

Data: 24/09 (domingo)

Horário:  5h30 às 19h

Local: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP

Inscrições no Sympla

 

Sobre a Gerdau  

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), dede 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).   

Mais informações - [email protected] 
 

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp