21/09/2023 às 17h52min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h05min

5 motivos que deixam os carrinhos de compras virtuais abandonados

NB Press
Dinamize
*Por Carolina Branchi, diretora de integrações da Dinamize 

Evitar que os clientes desistam de uma compra é hoje um dos maiores desafios dos e-commerces. Imagine que a cada 100 possíveis compradores de um produto, 80 desistam de adquiri-lo. Algo um tanto quanto frustrante para uma marca, mas que faz parte da realidade do varejo on-line. Uma pesquisa da empresa britânica SaleCycle mostra que a taxa de abandono dos carrinhos chega aos 81,08%, para ser mais exata. No Brasil, de acordo com a OpinionBox, essa taxa chegou aos 78% em 2022, sendo que 15% repetem a prática regularmente.

Em outras palavras, isso significa menos conversão e lucros para os negócios. Para se ter uma ideia, os britânicos abandonam quase £ 30 por mês, potencialmente resultando em mais de £ 18 bilhões em vendas perdidas por ano, segundo levantamento da Barclaycard.

Nesse sentido, compreender os principais motivos de os consumidores não concluírem uma transação é imprescindível para redirecionar as estratégias e impulsionar de vez as vendas. Veja as principais razões identificadas globalmente:

Indecisão do consumidor e comparação de preço

A famosa frase: “só estou dando uma olhadinha” reflete a indecisão do consumidor. Quando uma pessoa ainda não sabe se deve adquirir determinado item, ou o que comprar, ela primeiramente vai amadurecer a escolha, comparar diferentes lojas para escolher uma.

Preço do frete elevado

Quando colocamos o CEP depois de escolher um produto para verificar o valor do frete, é um momento determinante para a decisão de compra pela internet. Ainda conforme a pesquisa da OpinionBox, 66% dos consumidores desistiram de uma compra porque o frete ficou mais caro do que o esperado.

Entrega demorada

O prazo de entrega também é um fator importante para muitos consumidores. Quando o cliente percebe que o envio vai demorar mais do que gostaria, pode optar pela concorrência.

Formas de pagamento insatisfatórias

Se um consumidor prefere pagar via boleto bancário, mas o e-commerce oferece apenas pagamento via Pix ou cartão de crédito, por exemplo, é bem provável que procure outra marca que atenda sua necessidade. Por isso, é fundamental contar com diferentes opções para que os compradores possam escolher a sua preferência.

Problemas de usabilidade

Formulário de cadastro muito extenso, informações pessoais em excesso, processo de checkout com muitas etapas, informações confusas. Esses e outros contratempos também podem frustrar o consumidor e até mesmo abalar a confiança no site, acarretando o abandono do carrinho.

*Carolina Branchi é diretora de integrações da Dinamize – [email protected] 

Sobre a Dinamize
A Dinamize é uma plataforma completa em automação de marketing e e-mail marketing. A empresa se consolidou no mercado de tecnologia atraindo clientes dos mais diversos segmentos. São cerca de 22 mil marcas atendidas no Brasil e no exterior, além de mil canais parceiros. Possui operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba. Fora do país tem unidades nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal. Por meio de suas plataformas, a Dinamize ajuda as empresas a venderem mais, conquistando uma comunicação mais personalizada com o cliente. Para mais detalhes, visite o site: https://www.dinamize.com.br/ ou @dinamize.
 
Informações à imprensa
NB Press Comunicação 
Tel.: 55 11 95986-2583
E-mail: [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp