20/09/2023 às 17h28min - Atualizada em 20/09/2023 às 20h21min

Vintage cresce em vendas no público do Enjoei

Millennials representam 48% dos vendedores desses produtos na plataforma

Ana Beatriz Miranda Fernandes
https://ri.enjoei.com/pt-br/
enjoei
São Paulo, setembro de 2023 – Algo especial ou que marcou época: é assim o conceito de vintage para quem é fã de itens clássicos ou antigos, em ótimo estado de conservação. No Enjoei, maior marketplace de moda secondhand do país, existem mais de mais de 7.6 milhões produtos dessa categoria disponíveis e dezenas de vendedores com lojinhas dedicadas a roupas, objetos de decoração e até acessórios. Muitos fazem desse comércio sua principal fonte de renda.

De acordo com dados do relatório de economia circular, divulgado recentemente pelo Enjoei, os Millennials (28-40 anos) representam 48% dos vendedores de itens vintage na plataforma. Em seguida, o público com maior relevância é a Geração Z (principalmente 20-27 anos), somando 25% do total.

Para Beta Balbi, Brand Manager do Enjoei, fatores como a proliferação do fast fashion, a preocupação com a sustentabilidade e o desejo de garantir peças da moda com autenticidade e originalidade são decisivos para essa procura: ‘Hoje, a moda é produzida, consumida e descartada com muita rapidez. As novas gerações querem se apropriar do seu próprio estilo, têm o desejo pelo que é único e muitos querem saber de onde vem aquilo que consomem. Esse mix de peças contemporâneas com vintage traz autenticidade e tem muito valor!", conta.

É o caso da vendedora Giulia Giovanetti, que tem sua loja no Enjoei desde 2016. A vendedora já comercializou mais de 2 mil itens pela plataforma e atualmente tem outros 364 itens à venda. Dentre eles, estão louças, roupas, quadros e esculturas, bibelôs, fotografias, livros e várias outros produtos. Giulia conta que vários dos produtos vendidos nos últimos anos eram exclusivos e inusitados. “Os destaques foram um jarro de cerâmica em forma de cabeça e uma edição do livro Macbeth de Shakespare de apenas 6 centímetros”, relembra.


Apesar de ter nascido no final dos 90, a comerciante é apaixonada pelo universo vintage e por objetos que pertenceram a outras pessoas muito antes de seu nascimento. “Antes de lançar minha lojinha, eu já tinha o hábito de garimpar com a minha mãe, que também busca por esses itens para vender pelo Enjoei.  Sempre tive gosto por essa experiência. Mas foi quando encontrei uma caneca de metal esmaltado em parceria com a Toiletpaper feita por dois designers renomados, que decidi começar minha lojinha. Depois disso não parei mais”, afirma a vendedora.

A comercialização de produtos de segunda mão com um toque antigo é uma tendência que não deve acabar tão cedo, especialmente quando o foco é o consumo consciente sem abrir mão da moda. ‘Notamos um aumento crescente de buscas e vendas de produtos contendo a palavra "vintage" no título desde março de 2023, atingindo o maior patamar de vendas em maio deste ano. Acredito que esse dado só vai aumentar. A moda se reinventa, se ressignifica e existem itens atemporais. As pessoas já entenderam que a economia circular e o consumo consciente são um caminho para um comportamento mais sustentável’, finaliza Beta Balbi.

Sobre o Enjoei  
O Enjoei é uma plataforma de comércio eletrônico que oferece soluções de consumo colaborativo. Atualmente, conta com cerca de 1 milhão de compradores e 1 milhão de vendedores e mais de 15 milhões de produtos publicados na plataforma. 
 
Atendimento de imprensa   
Ana Beatriz Fernandes - [email protected] | (11) 97345-8722 
Amanda Assad – [email protected] | (11) 97027-8736
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp