19/09/2023 às 13h36min - Atualizada em 20/09/2023 às 00h10min

B.LEM traz o Pudim de Abade para o cardápio das padarias portuguesas

Eleita uma das 7 maravilhosas da gastronomia portuguesa, a receita que leva canela e vinho do Porto também é chamada de pudim de toucinho e teria inspirado o nosso pudim de leite condensado

Horst Kissmann
blempadaria.com
Carol Nuñes
Uma iguaria portuguesa. Assim é reconhecido o pudim de abade de Priscos, um doce cheio de história e tradição que chega agora às padarias B.lem, já reconhecidas pela qualidade de suas receitas, todas de produção própria e totalmente artesanais. Feito com ovos, açúcar, limão, canela e vinho do Porto, o doce foi criado no século XIX por Manuel Joaquim Machado Rebele, o Abade de Priscos – daí o nome.
Considerado um dos maiores cozinheiros de sua época, o Abade era comumente convidado para cozinhar para membros importantes da realeza e costumava presentear com suas criações aqueles que frequentavam sua paroquia. E foi assim, de boca em boca, que seu pudim ganhou fama e entrou para a história de Portugal.
O sucesso é tamanho até hoje que o preparo foi até considerado uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa. Além disso, é esse doce o responsável por eternizar o talento de Manuel Joaquim, visto que seus outros preparos se perderam ao longo do tempo e seu caderno de receitas nunca foi encontrado.
Mas as curiosidades em torno do pudim de abade não param por aí. Isso porque foi também esse preparo que, reza a lenda, inspirou a criação do querido pudim de leite condensado, tão presente nos restaurantes e casas brasileiras.
Na B.lem, a receita segue o modo de preparo tradicional e fica perfeita acompanhada de um cálice de vinho do Porto ou de uma xícara de café. Para sentir a história a cada colherada.

B.lem Padaria Portuguesa
Inaugurada em 2014, a rede de padarias ganhou fama por seus pasteis de nata, receita que já ultrapassou a marca de 1 milhão de vendas, rendeu o título de Melhor Pastel de São Paulo, pelo prêmio Veja Comer e Beber, e que até hoje é preparada manualmente e com ingredientes selecionados.
Hoje, são mais de 50 lojas B.lem em todo o país e um cardápio variado, que vai dos doces tradicionais, pães e salgados até pratos especiais, como o bacalhau com natas. Vale destacar que todos os preparos são feitos com ovos de galinhas livres de gaiolas, assim como há o compromisso de servir suínos livres de celas de gestação em todas suas lojas no Brasil, até 2026.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp