18/09/2023 às 10h37min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h09min

Como o marketing turístico pode aumentar a visibilidade das hospedagens com foco em sustentabilidade

Dados sobre o destino, atrativos e a estrutura para atender os turistas devem ser pontos de atenção, afirma professora do Senac EAD

Aline de Oliveira Silva
Senac EAD
Pixabay
No primeiro semestre de 2023, o Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas de outros países, número que representa quase o total de todo o período do ano passado. A informação divulgada pelo Ministério do Turismo (Mtur) aponta para um cenário positivo, mas que merece muita atenção por parte do trade.

Ainda que os números sejam animadores é fundamental conhecer esse público, saber qual o perfil do consumidor, a opinião dos serviços oferecidos e se pretende retornar em outro momento. Nesse sentido, o marketing turístico é a ferramenta estratégica para responder a essas e outras questões.

Um exemplo prático foi observado em um levantamento apresentado pelo Sebrae em 2022, no qual ficou confirmado que o maior interesse dos viajantes em relação ao Brasil, são os atrativos nos quais o meio ambiente é o cenário principal ou coadjuvante (Exemplos: Cristo Redentor (RJ), Cataratas de Foz do Iguaçu (PR), Amazonas, Porto de Galinhas (PE) e Ouro Preto (MG).

Na avaliação de Juliana Parmiggiani, professora dos cursos de Turismo e Hospitalidade do Senac EAD, o marketing turístico é um pilar importante na divulgação dos destinos. Com esse entendimento, é fundamental coletar informações sobre a infraestrutura local, os atrativos e fluxo de pessoas.

“Considerando a importância das redes sociais como ferramentas para atingir grandes públicos, os meios de hospedagens e eventos, por exemplo, podem ser expressivamente beneficiados com um plano de marketing turístico bem elaborado”, argumenta.

Como reconhecer práticas de turismo sustentável?

Há oito anos consecutivos, a plataforma internacional de serviços para turismo, Booking.com, realiza uma pesquisa para mensurar o índice de preferência dos consumidores por empresas que praticam ações sustentáveis no setor. Na edição 2023, entrevistou 33,2 mil usuários em 35 países e territórios e o resultado foi que 74% dos viajantes querem que as agências de turismo ofereçam opções de viagem mais sustentáveis.

Em relação ao ano passado o crescimento foi de 8%, portanto, cada vez mais, os usuários estão pesquisando destinos e empresas que estejam alinhados com os conceitos de sustentabilidade (ambiental, econômico e social). Confirmando a informação, 65% dos entrevistados confirmaram que preferem uma acomodação que seja certificada ou tenha um selo sustentável por boas práticas.

Juliana revela que as ações de responsabilidade social e ambiental independem do porte do estabelecimento. O importante e é avaliar como contribuir com o consumo consciente e o não desperdício dos recursos naturais. Por isso elenca, algumas das práticas mais importantes:

- Uso consciente da água
- Projeto de captação de água de chuva (se for possível);
- Troca de lâmpadas pelos modelos de LED e tomadas com sensores de presença;
- Investir em projetos de energia renovável como a solar;
- Reciclagem;
- Separação e destinação correta do lixo.

“É importante esclarecer que as ações citadas são importantes para a hospedagem e podem envolver os hóspedes também, como no caso do consumo consciente de água. Atualmente, vários hotéis e pousadas já colocam uma placa no quarto perguntando se o cliente quer que lave as toalhas todos os dias ou não”, acrescenta a educadora.

Outra informação relevante apontada por Juliana diz respeito ao termo sustentabilidade: “a palavra sustentabilidade é uma variação do verbo sustentar que significa: amparar para que não se desequilibre ou mude de posição. Desse modo o conceito pode ser útil para vários segmentos, entre eles: ambiental, social, financeiro, entre outros”.

Com esse entendimento, para que um hotel ou pousada sejam considerados sustentáveis, deverão adotar ações que viabilizem o equilíbrio ambiental e social do empreendimento, como projeto de coleta de resíduos, uso consciente de água e energia elétrica e reciclagem, por exemplo.

Marketing turístico: aliado na divulgação de boas práticas

Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial do Trabalho (OMT) destacou que o número de viagens turísticas realizadas no 1º trimestre de 2023 foi o dobro do mesmo período do ano anterior, ou seja, 235 milhões de turistas. Na avaliação do órgão, esses números ainda são resultados do período de restrições sociais adotados no primeiro ano da crise sanitária.

Contudo, é importante acrescentar que o turismo global contribui com 8% das emissões de gases com efeito estufa, o que colocou em destaque as ações de turismo sustentável. Nesse sentido, o marketing turístico é um aliado fundamental para auxiliar todos os segmentos do setor a divulgarem as boas práticas adotadas nos destinos e serviços oferecidos.

“Uma sugestão importante é que os estabelecimentos que já desenvolvem ações dessa natureza, busquem certificações comprobatórias, nacionais ou internacionais. De acordo com o Sebrae existem atualmente, mais de 30 certificações de sustentabilidade no Brasil, e ainda, outras que podem ser adquiridas com instituições internacionais”, recomenda a docente do Senac EAD.

Em relação às ações de marketing, uma das melhores alternativas é o marketing verde para hotéis, que é focado em estratégias para serviços de hospedagem. O trabalho desenvolvido por esses profissionais tem objetivo de demonstrar aos consumidores que a marca tem consciência e desenvolve atitudes ecologicamente corretas no dia a dia de trabalho.

Com esse entendimento, seguem algumas sugestões que podem ser trabalhadas nas estratégias de marketing turístico:

- Divulgar práticas de redução de energia elétrica, como: troca de lâmpadas, sistemas de energia fotovoltaica, sensores de movimento;
- O que é feito sobre uso consciente da água: captação e lavanderias com equipamentos mais econômicos;
- Use o site e as redes sociais para divulgar as ações do estabelecimento, certificações e depoimentos dos hóspedes;
- Declare a política ambiental da empresa e o compromisso com a redução de resíduos na indústria hoteleira;
- Desenvolva promoções para hóspedes que têm compromisso com ações sustentáveis;
- Redução de uso de plástico nas embalagens.

Vale acrescentar que existem muitas outras práticas que podem contribuir com a visibilidade do estabelecimento de turismo sustentável. Além disso, a equipe de funcionários também precisa ser qualificada e comprometida com o trabalho realizado.

Nesse sentido, Juliana reforça que: “não basta apenas capacitar o funcionário, é preciso que ele se sinta parte do projeto e demonstre isso para os hóspedes. Por isso, sugiro ações internas como, gincanas, jogos e outras ações que mostrem ao colaborador a importância de ações sustentáveis e o quanto ele é fundamental para que estas ações sejam realizadas” conclui.

No Senac EAD o empresário do setor turístico conta com diversos cursos para aperfeiçoar os conhecimentos de adoção de práticas ambientais no setor empresarial. E ainda, cursos livres que podem ser feitos pelos funcionários. Acesse o site e confira as opções na área de meio ambiente, turismo e marketing.

Sobre o Senac EAD 
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 

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