15/09/2023 às 15h21min - Atualizada em 16/09/2023 às 00h00min

Livro ‘Como Criar Valor na Sua Empresa’ busca apoiar empresários na tomada de decisão

Obra do professor Oscar Malvessi, da FGV-SP, oferece um verdadeiro guia para que empresários e tomadores de decisão possam entender a Criação de Valor na empesa

Peter Glashglow
Divulgação
O cenário de negócios do País e a administração empresarial são um desafio para o mercado. Diante desse panorama, o professor Oscar Malvessi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), consultor especializado em Criação de Valor, está lançando o livro Como criar valor na sua empresa - Método VEC.

A obra oferece um guia esclarecedor para empresários de todos os segmentos, pesquisadores e interessados no universo de gestão procurando entender a criação de valor para os negócios.

A ideia de produzir o livro é resultado dos estudos e aplicação de temas financeiros contemporâneos, que foram experimentados por Oscar Malvessi e cujo objetivo é demonstrar a aplicabilidade dessa metodologia no contexto das empresas brasileiras sejam elas de capital aberto ou não.

Para o ex-presidente da CAIXA e da Medial Saúde e ex-presidente do conselho do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa -, Emilio Carazzai, que escreveu o prefácio, “o livro é uma filosofia e uma estratégia que orientam decisões com base no seu potencial para maximizar valor para o acionista”.

Principal tema da obra, o método conhecido como VEC (Valor Econômico Criado) diz respeito a incorporar, nos demonstrativos de resultados gerenciais, o custo de oportunidade do acionista. A ideia é, portanto, a de que o valor só é criado para esse acionista quando o retorno da empresa supera seu custo de capital. A riqueza só é criada em uma situação em que a valorização da companhia no mercado é superior a seu Patrimônio Líquido (PL). Para avaliar a criação de valor, são tomados como base indicadores chave de desempenho (em inglês, KPIs) como o Fluxo de Caixa Livre (FCF) - geração de caixa da empresa após todos os investimentos de capital (sejam de giro ou permanentes) - e o VAM (Valor Adicionado pelo Mercado), que mede a riqueza percebida pelo mercado na comparação do valor de mercado da empresa com seu PL.

O livro traz dois estudos de caso, das Lojas Renner e da BRF. Neles, Malvessi mostra exemplos detalhados com o comportamento de criação e destruição de valor.
"...a adoção da criação de valor leva a uma melhor
e mais significativa valorização das ações no mercado, criando mais riqueza
para a empresa aos acionistas e stakeholders".
Oscar Malvessi
O livro estará disponível no site da All Print Editora, na Livraria Martins Fontes e plataformas online, Amazon, Americanas, Submarino, Shoptime.

Sobre o autor
Oscar Malvessi é consultor especializado em criação de valor, autor de artigos e 04 livros sobre temas de finanças corporativas e valuation. Professor da FGV nos cursos executivos e foi professor de carreira na área financeira da EAESP FGV por mais de 30 anos.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp