15/09/2023 às 16h21min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h10min

Gastos do brasileiro no dia do cliente não devem passar de 150 reais, revela pesquisa

Levantamento da Zoox Smart Data mostra que 31,8% vai comprar eletrônicos durante essa data comercial e 35,9% deve gastar até R$ 150 no dia

Redação
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O brasileiro está preparado para gastar pouco no dia do cliente em 2023, sendo que um levantamento da Zoox Smart Data, empresa brasileira de tecnologia focada em soluções de Data Science & Analytics, mostrou que, do total de quase 40 mil respondentes (39.382), a maioria (35,9%) deve gastar até R$ 150 nesta sexta-feira (15) e o segundo maior grupo (21,1%) deve gastar entre R$ 150 e R$ 300. O contingente de pessoas diminui quando os gastos aumentam, caindo para 12,8% igualmente para gastos entre R$ 300 e R$ 500 e entre R$ 500 e R$ 1000. Apenas 10,1% vão gastar entre R$ 1000 e R$ 3000 - somente 7,4% gastará acima disso. 

Também foi revelado que o dia do cliente ainda não é uma data comercial tão bem estabilizada, informação confirmada pelos 22.845 brasileiros (58,01%) que disseram não esperar a data com a mesma expectativa comercial que a Black Friday - 41,99% disseram o contrário. Esses dados fazem parte de um levantamento da Zoox Smart Data que buscou entender os principais comportamentos de consumo para o próximo dia 15 de setembro.

Mas para onde vai todo o dinheiro? Majoritariamente para eletrônicos e informática (31,8%), seguidos de eletrodomésticos e eletroportáteis (13,9%), viagem e lazer (13,9%), moda e acessórios (8,8%) e por fim, seguros e planos de saúde (5,7%). Além disso, 25,9% vai comprar em mais de uma categoria.

Ao serem perguntados sobre os locais de compra, a maioria, sem novidade, vai comprar online, em sites ou lojas virtuais (53,1%), mas o segundo maior contingente ainda deve comprar em lojas físicas (13,8%), o restante vai comprar em aplicativos (10,6%), telefone (5,4%) ou em mais de uma das opções (16,5%).

Um último recorte abordou as motivações que fariam o respondente comprar algo não planejado no dia do cliente. A maioria espera um bom desconto à vista (41,4%), ou um desconto em algo que já estava na lista de desejos (30,3%), boas condições de parcelamento (17,2%) e por fim uma entrega rápida (11,4%).

Segundo Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data, nos últimos anos, os dados se tornaram a espinha dorsal das operações do varejo moderno. “Isso [o uso de dados] se tornou essencial para decisões estratégicas, proporcionando melhores experiências aos clientes e impulsionando o crescimento do negócio”, afirmou.

Sobre a pesquisa

A pesquisa da Zoox foi realizada em todo o território nacional por meio do Smart Wi-Fi, tecnologia que, além de permitir acesso à rede Wi-Fi, coleta, organiza, qualifica e extrai dados dos seus clientes de forma consensual e gera insights exclusivos para o seu negócio, auxiliando a sua empresa na tomada de decisões estratégicas. “É uma tecnologia importante para locais com grande fluxo de pessoas e que também traz benefícios para qualquer segmento que disponibilize uma rede de acesso a internet”, afirmou Rafael sobre a solução.


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