15/09/2023 às 11h02min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h08min

Pets ajudam no tratamento de ansiedade e depressão, além de estabilizar alergias respiratórias

Estudo aponta que 74% pessoas apresentaram melhora na saúde por ter um animal de estimação em casa

Carolina Rodriguez Teixeira
DezoitoCom
Freepik
Um estudo da Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com dois mil tutores de pets aponta que 74% relatara melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação. Muitos tratamentos são realizados com a interação de humanos e animais, especialmente quando se fala de transtornos psicológicos. Assim, a companhia de um cão ou de um gato, por exemplo, se torna ainda mais valorizada, como nos mostra Eudes Otoni, veterinário no Hospital Escola do Centro Universitário Newton Paiva.

Segundo o especialista, os pets podem ajuda a lidar com depressão, ansiedade, comorbidades e autismo. Existem relatos de muitas pessoas que se recuperaram de várias doenças e hoje vivem muito bem por conta da companhia do seu animalzinho. “Só de ter a responsabilidade de cuidar de um outro ser vivo já é algo que muda muito o âmbito e a condição de vida do ser humano”, explica o veterinário.

Além disso, cães e gatos podem ajudar a estabilizar doenças respiratórias. “Em determinadas situações, a exposição àquilo que causa a alergia pode fazer com que o corpo crie um nível de resistência”, conta Eudes. No entanto, para quem possui uma sensibilidade maior, pode acontecer a piora dos sintomas. Assim, é preciso ficar atento e procurar um especialista. Existem rumores de que os animais são capazes de farejar o câncer, como sugere uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela pesquisadora Heather Ann Junqueira. “Apesar de se falar muito sobre o assunto, ainda não há uma comprovação científica de que realmente podem fazer isso”, esclarece Eudes.

Criar um pet pode ajudar também a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, auxiliando na prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares, isso segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos. Além disso, estimulam a atividade física do tutor por levarem o cão para passear ou brincarem com seus gatos dentro de casa.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp