14/09/2023 às 12h24min - Atualizada em 15/09/2023 às 04h07min

Foco no Cliente: Serasa Experian tem destaque em prêmio MESC 2023 com estratégia de experiência tecnológica e humanizada

Reconhecida entre as 50 melhores empresas no geral e com 1º lugar na categoria segmentada, companhia teve 39% de redução no número de chamados, aumento de 31% no índice de FCR (First Call Resolution) e 64% de conversão para canal digital

Serasa Experian
serasaexperian.com.br
divulgação
Na semana em que se comemora o Dia do Cliente, a Serasa Experian conquistou destaque entre as 50 melhores companhias reconhecidas pelo prêmio MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Cliente) – 2023 que, com grande base de votação popular, é concedido para os negócios que registram alto nível de satisfação do público, principalmente, no ambiente digital. Além disso, a empresa foi a primeira colocada no segmento de Certificado Digital, reforçando sua expertise de mercado.

Fortalecer ainda mais a cultura da empresa, direcionando todas as áreas para o foco total na experiência do cliente, identificar os principais motivos de ligações para a central de atendimento, com atuação nas causas raízes, abrir canais alternativos e digitais de relacionamento, investir em tecnologia de ponta e, ainda assim, cultivar os contatos humanizados e empáticos para todas as interações com o cliente foram essenciais para aprimorar a experiência do cliente.

Atuar na causa raiz foi primordial para que os clientes tivessem a melhor experiência sem precisar contatar a central de atendimento e diminuiu o número de chamados em 39%. Mas também foi feito um trabalho de treinamento e revisão da autonomia dos atendentes para que, mesmo quando o cliente ainda precisasse da central por algum motivo, ele tivesse suas demandas resolvidas já no primeiro contato, o que aumentou a taxa de first call resolution de 64% para 83%.

“Para nós, não fazia sentido somente resolver o problema do cliente de forma rápida e eficiente quando ele ligasse. Foi preciso analisar os principais motivos de ligação e mobilizar a companhia para atuar na causa das ligações, para que o cliente não precisasse mais nos ligar com dúvidas ou questionamentos. Houve trabalho em equipe e investimentos robustos, incentivado pela liderança sênior da empresa, para que de fato todos os times trabalhassem com o foco total na experiência do cliente”, relata o diretor de Customer Care da Serasa Experian, Renato Ciccarelli.

Outra solução implementada, há cerca de cinco meses, especificamente para os usuários do Certificado Digital foi a “Fila Digital”, que potencializou o atendimento e a resolução de demandas dos clientes. “Antes era necessário realizar um agendamento para validar o produto e iniciar sua utilização, agora, o processo está muito mais ágil e facilitado, pois o cliente pode entrar na fila digital e resolver sua solicitação rapidamente”, explica Renato Ciccarelli. Para essa nova funcionalidade a companhia garantiu um time apartado que consegue dar vasão à fila, pois quando ela aumenta o time de atendentes também cresce, o que faz com que o contato aconteça em menos de 15 minutos (em média). 

64% dos clientes acionam a Serasa Experian pelos canais digitais

O atendimento ao cliente por meio de canais digitais simples e humanizado é dos principais diferenciais da Serasa Experian, pois o cliente pode, a qualquer momento, solicitar o contato com um humano para dar continuidade em sua demanda. “Sabemos que os chats virtuais atendem de forma dinâmica grande parte das solicitações, mas não queremos retirar do cliente a possibilidade de escolha em seguir tratando uma pessoa, pois alguns casos requerem maio sensibilidade para entendimento e explicação”, comenta o diretor de Customer Care da Serasa Experian. “Ainda assim, hoje, 15% dos nossos atendimentos de sucesso são feitos pelos canais digitais (sem interação humana), que resolvem as pendências em cerca de 2 minutos”, finaliza.

No último ano a companhia também implementou um canal digital específico para atendimento aos clientes que usam Certificado Digital, criando a opção de acionamento por WhatsApp, que dá continuidade à premissa de contato humanizado, dinâmico e assertivo que tem sido perseguida pela empresa.

Além disso, visando a proximidade com os consumidores e feedbacks sempre atualizados a utilização dos canais digitais é sempre seguida por uma pesquisa transacional de satisfação. “Em nossos resultados vemos que 9 em cada 10 clientes declaram estar “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o atendimento recebido”, finaliza Renato Ciccarelli.

Sobre o Prêmio MESC

O prêmio MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Cliente), que está em sua 8ª edição, é uma iniciativa do Instituto MESC que, em parceria com o Google, premia empresas em 207 segmentos de mercado. A pesquisa, que coleta opiniões dos próprios clientes das marcas é auditada e são avaliadas 22 dimensões comportamentais da experiência do cliente. Em sua última versão foram mais de 10 mil empresas avaliadas com mais de 20 milhões de opiniões.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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