12/09/2023 às 12h16min - Atualizada em 12/09/2023 às 20h35min

Roubo e furto de motocicletas de alta cilindrada dobram no Estado de SP, no primeiro semestre

SP registrou alta de 7,14% no roubo e furto de motocicletas e motonetas em geral, no mesmo período

DOC Press Comunicação
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Todos os dias, são registrados uma média de 100 roubos ou furtos de motocicletas, no Estado de São Paulo. Nos seis primeiros meses do ano, a alta foi de 7,14%, na comparação com o mesmo período de 2022. Foram 18.292 eventos, entre janeiro e junho de 2023, e 17.073, entre janeiro e junho de 2022. O crescimento foi impulsionado pelos furtos, que aumentaram 16,24%. Foram 13.071 ocorrências, no primeiro semestre de 2023, e 11.245 em igual período de 2022. Os dados estão no Boletim Tracker-Fecap, que acaba de ser divulgado.  

Os roubos recuaram 10,42%. Foram 5.221, nos seis primeiros meses de 2023, contra 5.828, em igual período de 2022.


Motos de alta cilindrada
            O Estado de São Paulo de São Paulo registra uma média de mais de quatro motos acima de 600 cilindradas roubadas ou furtadas por dia. Entre janeiro e junho foram registrados 794 boletins de ocorrência. No mesmo período do ano passado, foram 400. Quando o número é comparado com o segundo semestre de 2022, o total registrado neste ano é 16,59% maior.
Nesta categoria de motos grandes, os roubos são mais comuns do que os furtos, ao contrário do que ocorre com as motos de baixa cilindrada. “Isso está atrelado a utilização da motocicleta. O proprietário costuma utilizar estes modelos para o lazer. Portanto não deixa o veículo estacionado nas ruas, local onde normalmente acontecem os furtos. As motos grandes ficam nas garagens ou em estacionamentos fechados. Paralelo a isso, esses modelos são mais utilizados aos fins de semana, momento em que o proprietário é abordado pelos bandidos”, afirma o Coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.

Houve um aumento de 83,53% nas ocorrências de roubo, no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Ao comparar os dois semestres de 2022, percebe-se um aumento de 70% no número de roubos, no segundo semestre, em relação ao primeiro. “E, mesmo com o drástico aumento de roubos no segundo semestre de 2022, o primeiro semestre de 2023 conseguiu superá-lo com um aumento de aproximadamente 8,11%. A situação dos roubos de motocicletas de alta cilindrada no Estado de São Paulo tem se agravado consistentemente desde 2022. O aumento de ocorrências é particularmente alarmante, pois mostra um padrão claro de crescimento contínuo e preocupante”, analisa o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.
A cidade de São Paulo lidera o ranking com um total de 293 ocorrências, seguido por Campinas (37) e Guarulhos (25). O top 10 das cidades compreende uma vasta área geográfica, desde centros urbanos até áreas mais afastadas, demonstrando a abrangência do problema.

Os bairros com maior número de ocorrências em 2023 são: Itaim Bibi (11), Santo Amaro (9) e Morumbi, Tatuapé e Vila Andrade empatados com 8 roubos.

Apesar da vedação da divulgação de alguns dados, foi possível identificar que a Avenida dos Bandeirantes apresentou 7 casos, seguida da Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Fernão Dias, ambas com 4 ocorrências. “Muitos dos logradouros citados são vias de grande fluxo, o que pode indicar um alvo preferencial para criminosos”, complementa Erivaldo Costa Vieira.

O crescimento das ocorrências de furto é ainda mais preocupante. O total registrado nos seis primeiros meses de 2023 já superou todo o ano de 2022. “O Estado de São Paulo tem enfrentado um aumento preocupante nos furtos de motocicletas de alta cilindrada. Entre 2021 e 2022, houve um salto de 50% nesse tipo de ocorrência. No primeiro semestre de 2023, a situação tornou-se ainda mais alarmante, registrando um crescimento substancial de 174,24% em comparação com o primeiro semestre de 2022”, alerta o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP.

Com exceção da capital paulista, percebe-se que o furto de motocicletas de alta cilindrada é um fenômeno pulverizado no Estado, ou seja, está espalhado por centenas de cidades.

Nos bairros da cidade de São Paulo, as ocorrências também estão distribuídas por diversas áreas. A pulverização se repete quando analisadas as vias mais perigosas.


Nota técnica: Para os anos de 2021 e 2022, os dados do Boletim Tracker-Fecap foram baseados nas informações fornecidas pela SSP-SP, que, nesse período, sofreram modificações decorrentes de auditorias. Não temos informações precisas sobre o impacto destas alterações no relatório. Quanto aos dados de 2023, ressalta-se uma inconsistência: os números totais de roubos e furtos de veículos fornecidos pela SSP-SP após a auditoria não coincidem com os dados disponíveis na planilha de Veículos Subtraídos da própria SSP. Solicitamos esclarecimentos à SSP no Centro de Análise, Planejamento e Estatística, mas até o momento não obtivemos respostas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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