09/09/2023 às 11h21min - Atualizada em 12/09/2023 às 04h03min

A exposição In Pulso, de Patrícia Secco,  recebe o 'Talk do Coração', com o psicanalista e psicofísico Manoel Thomaz Carneiro, sobre o Coração Simbólico, Cabala e Psicanálise.

A mostra, que acontece na gozto Galeria, traz corações em formas que simbolizam a diversidade na forma de amar e ser.

PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Gozto
 
 
 
Na exposição In Pulso, da artista visual Patrícia Secco, que acontece na  g o z t o  Galeria, corações bordados, aquarelizados, ou em diferentes materiais,  simbolizam a diversidade humana nas formas de amar e ser.
 
 

Dentro dessa jornada artística, no próximo dia 14/9,  Manoel Thomaz Carneiro, psicanalista e psicofísico à frente do Grupo de Estudos Pensar há 34 anos, e também autor do livro Pense Bem (Casa da Palavra), irá falar sobre o Coração Simbólico / Cabala e Psicanálise - o Talk do Coração.
 


O talk acontece no hotel Jo & Joe, no Largo do Boticário, Cosme Velho, RJ,  a partir das 17h. 
 
A  sua inscrição via DM do Instagram https://www.instagram.com/gozto__/. 
 
Lugares limitados a 60 pessoas. Esperamos você: quinta-feira, dia 14 de setembro. Para seu conforto venha de táxi ou uber.
 
 
 
Sobre In Pulso
 
 
Como celebrar o coração através da arte? A artista visual Patrícia Secco responde a essa pergunta com a exposição In Pulso, uma jornada artística que explora a dualidade do coração humano, sua força e sua fragilidade, seu poder de conexão e sua capacidade de amor e de compaixão, através de interpretações únicas e emocionais, com pinturas em acrílica, látex e espuma expansiva, além de esculturas em cerâmica e instalações têxteis. 
 
 
 
A mostra acontece na gozto Galeria, com curadoria de Carlos Bertão, design de Alê Teixeira e produção da EntreArte Consultoria, até o dia 30 de setembro, e promete ser uma das mais significativas do ano, não só pela complexidade do tema como pelas emoções e curiosidade que vão provocar o observador.
 
 
 
As pinturas em acrílica retratam o coração como um símbolo de amor, paixão e de conexões emocionais. Com suas cores vibrantes, traços expressivos e pinceladas enérgicas, elas transmitem a vitalidade e a intensidade dos nossos sentimentos, pulsantes e vibrantes. As esculturas em cerâmica oferecem uma abordagem tridimensional, onde a artista molda a argila com movimentos livres, traduzindo em formas e texturas. Essas esculturas transmitem uma sensação tátil, convidando o espectador a apreciar o coração anatômico. A instalação têxtil cria uma experiência imersiva e sensorial, utilizando tecidos macios e delicados para evocar emoções e reflexões sobre a essência e complexidade do coração.  As combinações de cores, texturas e formas criam um espaço envolvente, convidando o público a se conectar com suas próprias emoções e conexões pessoais. 
 
 
 
Sobre a  'g o z t o', a galeria de design do Rio
 
 
 
Instalada no antigo atelier do artista pernambucano Augusto Rodrigues, em uma casa tombada de 1840, a gozto ocupa os 150m2 de seu porão no Beco do Boticário 1, logo à entrada do sítio histórico do Largo do Boticário, no tradicional bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro.
 
 
 
Em seu primeiro ano de existência, a gozto abriu espaço para o design contemporâneo e inédito em seis exposições temporárias com nomes de peso como Zanini de Zanine e Jaime Lerner, entre outros. Hoje também abrindo o diálogo com a arte, a galeria apresenta seu acervo com o trabalho de 15 artistas representados.
 
 
 
Sobre Carlos Bertão (Curadoria)
 
 
 
Carioca, advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na Universidade de Nova Iorque (NYU), trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.
Em 1980, foi contratado pelo Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou por quase vinte anos.
Colecionador de obras de arte há mais de 40 anos, ao se aposentar do Banco Mundial retornou ao Brasil e passou a se dedicar à produção e curadoria de exposições.
 
 

Foi curador, entre outras, de exposições no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, Espaço Cultural Correios, em Niterói,no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO.
 
 
 
Hoje divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Bonito, MS, tendo concebido e executado o projeto IMERSÕES MS, que envolveu um trabalho de residência do renomado artista plástico Carlos Vergara na região da Serra da Bodoquena, também com a previsão de  uma exposição no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO e a preparação e execução de um livro e de um vídeo do trabalho desenvolvido durante a residência.
 
 
Foi, também, Curador da exposição CONSCIÊNCIA, do artista peruano Ivan Ciro Palomino, produzida pela ONU, e realizada no Centro Cultural Correios RJ, no período de 25/09/19 a 19/01/20, que foi visitada por 143.524 pessoas.
 
 

Em todas as exposições que curou, nas quais apresentou obras de mais de 40 artistas, Carlos Bertão contou com a participação de Alê Teixeira, que foi responsável pelo design e pela iluminação delas.
 
 
 
Redes
 
 
Instagram: @patriciaseccoarte
 
 
 
Serviço
 
 
 
Exposição: In Pulso
 
Artista: Patricia Secco
 
Curadoria: Carlos Bertão @cbertao
 
Design: Alê Teixeira @aleartale
 
Produção: EntreArte Consultoria
 
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
 
Local:  Galeria gozto @gozto__
 
Beco do Boticário, 1 - Largo do Boticário - Cosme Velho - Rio de Janeiro 
 
Visitação: até 30 de setembro
 
De terça-feira a sábado, das 14h às 19h. 
 
A exposição conta com o apoio da vinícola Penedo Borges, de Mendoza, Argentina. 
 
Recomenda-se ir de táxi ou veículos por aplicativo, já que não tem estacionamento no Largo do Boticário. 
 
Censura livre. Gratuito

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp