11/09/2023 às 12h22min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h00min

De um abrigo para empresária com 150 funcionários, empreendedora da Zona Norte de São Paulo inicia trajetória com entregas por bicicleta

Por meio de cursos gratuitos, a empresária alcançou a independência financeira e hoje cria oportunidades para pessoas sem experiência no mercado de trabalho

Caroline Pellegrino de Oliveira
Imagem de Zhivko Dimitrov por Pixabay
Quatro anos atrás, em um abrigo na Zona Norte da São Paulo, Kety e seus três filhos não imaginavam que suas vidas mudariam completamente. Recém separada, a empresária também foi expulsa da casa da sua mãe. Sem emprego e suporte do ex-marido e da própria família, Kety se viu nas ruas da capital paulista em busca de um teto e uma oportunidade para sustentar seus filhos pequenos.  Entretanto, por meio de cursos gratuitos, a empresária, que atualmente conta com 150 funcionários espalhados pelo Brasil, alcançou a independência financeira e hoje cria oportunidades para pessoas sem experiência no mercado de trabalho.

Por meio de outros moradores de rua, Kety conheceu um abrigo permanente na Zona Norte e começou a realizar entregas por Uber Bike como forma de sustento. Em um dia comum de trabalho, a até então moradora de rua, soube do projeto “Viver de Bike ZN” do Instituto Aro 60 (Aro meia zero), apoiado pelo Instituto Center Norte, o qual fornecia um curso e ao final dele, o participante ganhava uma bicicleta. E assim começou a empresa de logística de Kety, a Fator K, que atualmente emprega quase 150 pessoas por todo o Brasil.

Com o curso em mente e a bicicleta em mãos, Kety iniciou sua trajetória de entregas pela região do Shopping Center Norte. Com o advento da pandemia de COVID-19, sua profissão ganhou ainda mais peso e demanda frente às restrições sanitárias para deslocamento. Com o conhecimento da sua trajetória, o Instituto Center Norte convidou Kety a participar de um outro projeto apoiado pela organização: o Pertinho de Casa, iniciativa que visa ampliar a digitalização e o acesso ao mercado para nano empreendedores. Com um celular e computador doados pelas organizações Rede Asta e Instituto Center Norte, respectivamente, a empresária enxergou uma oportunidade de empreender e oferecer uma oportunidade de independência financeira para pessoas em vulnerabilidade social, prioritariamente, e expandir o seu negócio. Em apenas dois anos, a empresa de logística FatorK presta serviço para grandes nomes do mercado varejista, como Mercado Livre e Shoppee.

Histórias como a da Kety fazem parte da grande missão do Instituto Center Norte, que é criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo. Completando 21 anos, a organização fomenta, desde a sua criação, o empreendedorismo na Zona Norte, proporcionando ferramentas como cursos, quiosques e projetos para estimular a geração de renda para, sobretudo, mulheres em vulnerabilidade social.

Cinco iniciativas de capacitação e desenvolvimento impactam aproximadamente três mil pessoas ao longo do ano
Por meio das diversas iniciativas lideradas pelo Instituto Center Norte, aproximadamente 3 mil pessoas na Zona Norte de São Paulo foram impactadas pelos projetos. Por exemplo, com o auxílio do Hub de empregabilidade, viabilizado em parceria com o Instituto Resgatando Vidas, mais de 166 moradores foram capacitados em soft skills para inserção no mercado de trabalho. Em parceria com o SEBRAE, mais de 2 mil jovens tiveram aulas de empreendedorismo e o trabalho em conjunto com o Instituto de Oportunidade Social (IOS) capacitou mais de 221 alunos no contraturno para o mercado de trabalho. Já o Pertinho de casa, projeto em parceria com a Rede Asta, capacitou e impulsionou o negócio de mais de 60 mulheres da comunidade do Zaki e do entorno, na Zona Norte. Por meio do projeto, as participantes tiveram uma média de 28% de acréscimo em renda no último ano.

As oportunidades não param por aí. No Shopping Center Norte são disponibilizados dois quiosques para fins sociais. Por intermédio do quiosque solidário e do Quiosque Mãos e Mentes, sendo o último em parceria com a Secretária de desenvolvimento, diversas mulheres são capacitadas em empreendedorismo e operam o quiosque como parte da formação para desenvolver habilidades de precificação, visual merchandising e escuta ao cliente, além de obter renda. Só em 2022, mais de 250 mulheres foram impactadas por meio de um dos projetos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp