06/09/2023 às 18h43min - Atualizada em 07/09/2023 às 00h03min

Peça infantil “Nos Trilhos da Viagem” destaca a importância do transporte ferroviário em São Paulo

Espetáculo se apresenta entre os dias 11 e 21 de setembro em escolas públicas do município

Da redação
Kamilla Jhenifer

A peça infantil “Nos Trilhos da Viagem” chega a São Paulo (SP) entre os dias 11 e 21 de setembro. As apresentações gratuitas acontecem em sete escolas e abordam temas sobre as vantagens do transporte ferroviário, noções de segurança e seus aspectos ambientais. Os horários e endereços podem ser consultados abaixo.

 

O espetáculo conta a história do menino Caio que, através das histórias da sua avó, acaba descobrindo o quanto o transporte ferroviário é importante, seja ele trem ou metrô. A peça busca enfatizar os benefícios desses meios de locomoção para a sociedade e dar dicas de segurança para os passageiros. A peça conta ainda com intérprete de libras e monitor que irá auxiliar o público e participantes que possuam alguma deficiência.

 

Comparado a outros transportes, o setor ferroviário no Brasil possui grandes benefícios, entre eles: baixo custo, já que não existem pedágios; maior capacidade de carga em comparação a outros transportes; e maior segurança, uma vez que as possibilidades de acidentes e índices de roubos são menores. Além disso, o transporte ferroviário se mostra menos poluente e menos prejudicial ao meio ambiente, e ainda pode fomentar o turismo local, já que as estações e ferrovias fazem parte do patrimônio histórico do Brasil.

 

“É muito comum vermos crianças ficarem impressionadas com o metrô e trens. Queremos fazer com que esse sentimento permaneça para a vida toda, que haja maior incentivo e motivação às gerações futuras da importância do transporte sobre trilhos, que é o mais eficiente, sustentável e seguro aos nossos passageiros”, Jocelyn Cárdenas, gerente de Comunicação e Ouvidoria da ViaQuatro e ViaMobilidade.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Nos Trilhos da Viagem” tem a produção da AF dos Santos, apoio da Incentivar Produções e Sancell Produções, com patrocínio da ViaQuatro e ViaMobilidade e realizado pelo Ministério de Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

Sobre a ViaQuatro: A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Nos Trilhos da Viagem” em São Paulo (SP)

Datas, horários e locais:

11/09 - 10h00 e 13h40

Escola Municipal “Theodomiro Dias”

 

12/09 - 09h30 e 14h00

Escola Municipal “Alceu Maynard de Araújo”

 

13/09 - 10h00 e 15h00

Centro Educacional Unificado “Casa Blanca”

 

15/09 - 09h00 e 14h00

Escola Municipal “Carlos de Laet”

 

18/09 - 09h00 e 14h00

Escola Municipal “Mário Rangel”

 

19/09 - 09h00 e 10h00

Escola Municipal “Levy de Azevedo Sodre”

 

21/09 - 11h45 e 13h00

Escola Municipal “Mário Rangel”


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp