04/09/2023 às 11h40min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h05min

Autor Ney Suassuna lança oito títulos inéditos na Bienal do Livro

Reunindo gêneros entre poesia, prosa e ciências sociais, obras serão apresentadas ao público no dia 06 de setembro

Fausto Cabral
Rafael Miller
O senador e ex-ministro paraibano radicado no Rio de Janeiro, Ney Suassuna, lançará simultaneamente, na Bienal do Livro, nada menos do que 8 livros inéditos, publicados de maneira independente.

O lançamento dos títulos “O Enterro da Quenga”, “Mártires Esquecidos: As lutas pela liberdade no nordeste brasileiro”, “Brasil x Argentina: Tensões históricas e geopolíticas nas relações entre os dois países”, “Herança Bonoba: A humanidade só pensa naquilo”, “Desafios”, “Sabor de Manga”, “Abrindo o Baú - Uma Volta ao Passado” e “Desenhos e Poesias” ocorre no dia 06 de setembro, a partir das 20h, no Pavilhão Verde.

Com gêneros variando entre prosa, poesia e ciências sociais, a obra de Ney Suassuna já acumula mais de 40 títulos, que até então não haviam chegado ao grande público. Senador, ministro, empresário, professor, escritor, poeta, pintor, compositor e membro de três Academias – atualmente também concorrendo à Academia Brasileira de Letras – Ney Suassuna traz para a Bienal os livros que vêm escrevendo ao longo de sua trajetória e somente agora, um pouco mais distante da vida pública, decidiu levar ao grande público.

São romances, crônicas, ensaios e poesias carregados de ensinamentos da vida sertaneja, enriquecidos com muito conhecimento e pontuados de preocupações com o nosso País. Vale ressaltar que três das oito obras que serão lançadas, “O Enterro da Quenga” (obra e capa), “Mártires Esquecidos” (obra e capa) e “Herança Bonoba” (obra) estão concorrendo ao Prêmio Jabuti.

Trajetória - Ney Suassuna escreveu seu primeiro livro em 1979, mas desde muito jovem já tinha gosto pela escrita. Aos 14 anos, na época do então ginasial, escreveu o jornalzinho “O Lábaro”.

“Sempre tive um apreço muito grande pelas artes. Na verdade, não só eu, mas toda a minha família. Meu primo, Ariano Suassuna, foi um exemplo. A literatura me acompanha desde sempre. Mas quando a gente percebe que está ficando velho e pessoas próximas vão embora, sentimos necessidade de deixar uma marca no mundo. Meus livros são essa marca”, enfatiza o autor, que continua em franca atividade literária, com mais dois livros sendo finalizados.

Perfil - Ney Robinson Suassuna nasceu em Campina Grande, no estado da Paraíba, em 1941. É empresário, escritor, poeta, pintor, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente da Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca, presidente do centenário Anglo-Americano Escolas Integradas, bacharel em Administração e Economia pela UFRJ e em Pedagogia pela Faculdade Castelo Branco, também no Rio de Janeiro. Cursou a Escola Superior de Guerra em 1982.

Foi Senador da República durante 12 anos, com grande atuação no Parlamento. Também exerceu o cargo de Ministro da Integração Nacional. Atualmente é Senador suplente até 2028. Dentre seus livros publicados destacam-se “A Saga Suassuna”, a trilogia “A República da Gaveta” e diversas coletâneas de poesias.

Livros lançados por Ney Suassuna  

O Enterro da Quenga
Romance. Escorraçada pelo marido e expulsa de casa pelo pai, aos 17 anos, Maria do Mar não sabia que o destino de uma ex-donzela é uma estrada que nem Deus sabe onde vai dar...

Brasil x Argentina: Tensões históricas e geopolíticas nas relações entre os dois países
História. Enganam-se os que pensam que a rixa secular entre Brasil e Argentina está presente apenas nos gramados de futebol. Tensões históricas e geopolíticas também fazem parte desse jogo.

Mártires Esquecidos: As lutas pela liberdade no nordeste brasileiro
História. Num País onde aconteceram diversos movimentos pela liberdade, milhares de homens foram mortos. Mas, até hoje, somente um herói é cultuado pela memória oficial.

Herança Bonoba: A humanidade só pensa naquilo
Livro de ensaios. Por que o sexo – ou a falta dele – exerce um domínio tão grande sobre as pessoas, fazendo-as extrapolar? As fêmeas dos bonobos, um chimpanzé de DNA muito próximo dos humanos, têm muito a nos ensinar.

Desafios
Livro de poesias. Em seu segundo livro, o autor navega em poemas que têm como mote definições, amores, pesares, feridas, filosofia, lugares, recordações e sentimentos, materializando a sua percepção ímpar sobre diversos temas.

Sabor de Manga
Livro de crônicas. A infância tem sabor de manga, cajá, jabuticaba e de doces lembranças, transformadas em crônicas vividas no interior da Paraíba e que ganharam um colorido especial com o talento de seu protagonista, o autor.

Abrindo o Baú
Livro de crônicas. Como se estivéssemos na fazenda, numa roda formada em torno de um candeeiro, debulhando o feijão e o milho em noite de lua cheia, saboreamos cada uma dessas histórias, algumas com o tempero tradicional dos causos nordestinos.

Desenhos e Poesias
Artista de vários talentos, o autor nos brinda com poesias ilustradas por ele mesmo, levando-nos a uma saborosa viagem por entre versos e cores!

SERVIÇO
Lançamentos Ney Suassuna – Bienal do Livro
Dia: 06 de setembro, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Autografia
Estande S-17 / Pavilhão Verde
Endereço: Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp