04/09/2023 às 10h35min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h03min

Estado clínico do baixista Mingau do Ultraje a Rigor: Dr. Diego Donola revela detalhes cruciais no atendimento ao músico que foi baleado na cabeça em Paraty no Rio de Janeiro.

Reviravolta chocante no caso Mingau

Sidnei Costa
Entrevista direta com Dr. Diego Danola
Divulgação instagram pessoal
Em uma reviravolta chocante, o baixista Rinaldo Oliveira Amaral, conhecido como Mingau, do icônico grupo Ultraje a Rigor, encontra-se em estado crítico após ser alvo de uma tentativa de homicídio. A F Interativa teve a oportunidade exclusiva de entrevistar o Dr. Diego Donola, o médico responsável pelos primeiros atendimentos a Mingau, que compartilhou detalhes cruciais sobre o estado de saúde do músico.

A tragédia aconteceu no dia 2 de setembro, quando Mingau foi baleado na cabeça enquanto passava de carro próximo à Praça do Ovo, na Ilha das Cobras, em Paraty, no Rio de Janeiro. Dr. Diego Donola estava de plantão no Hospital de Paraty e foi o primeiro a socorrer o paciente.
"Mingau chegou até mim e à equipe em estado de choque. Ele não respondia, apenas reagia à dor, apresentava inchaço na região dos olhos e uma ferida de bala considerável na parte de trás do crânio, do lado direito", relata o Dr. Donola. "Nós sabíamos que precisávamos estabilizá-lo imediatamente, sedá-lo e entubá-lo."

O músico foi inicialmente internado no Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty, e posteriormente transferido no início da tarde do dia 3 de setembro para o Hospital São Luiz, no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo. Durante esse período crítico, Mingau passou por um procedimento cirúrgico intracraniano que durou mais de três horas.
O Dr. Donola, no entanto, enfatiza que não é neurologista para fazer uma avaliação profunda, mas os resultados da tomografia computadorizada mostraram extensos danos no hemisfério esquerdo do cérebro causados pelo trajeto único do projétil de arma de fogo.
"Mingau chegou até nós em uma condição neurológica extremamente grave", diz o Dr. Donola. "Nosso objetivo inicial foi fornecer os primeiros atendimentos, estabilizar o paciente, dar suporte de vida e minimizar os danos ao sistema neurológico, a fim de reduzir ao máximo as possíveis sequelas."
A equipe médica trabalhou incansavelmente durante a madrugada, e, embora as respostas neurológicas estivessem inicialmente ausentes, houve um momento de esperança. "Vimos uma pequena faísca de função neurológica, e isso nos motivou a continuar", acrescenta o médico.
A transferência de Mingau para um centro de referência em neurocirurgia foi uma verdadeira corrida contra o tempo, com o envolvimento de políticos locais, nacionais e a imprensa. O Dr. Donola conclui: "Fizemos o que estava ao nosso alcance, tanto pelo fato de ser uma pessoa famosa quanto pelo compromisso com a vida de qualquer paciente. Estou exausto, mas satisfeito, porque sabemos que realizamos um trabalho excepcional."

Dr. Diego Danola, médico responsável pelo primeiro atendimento a Mingau.


O estado de saúde de Mingau continua sendo uma preocupação significativa, e a música e o entretenimento em geral permanecem em choque com essa trágica situação.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp