04/09/2023 às 17h49min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h02min

Exposição “Panorâmica” encerra temporada no Maranhão no Anjo da Guarda

Inflável gigante que propõe uma experiência imersiva chega à área Itaqui-Bacanga no aniversário de São Luís, 8 de setembro, celebrando 25 anos de reconhecimento do Centro Histórico como patrimônio mundial

DR Comunicação
ASCOM Divulgação
Depois de passar pelo Centro Histórico de São Luís, Cidade Operária e o município de São José de Ribamar, a exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” chega à capital maranhense, no bairro do Anjo da Guarda, para sua última parada no Estado, com uma temporada que começa no dia 8 e vai até dia 24 deste mês, na Praça da Ressureição, com visitação gratuita. Para a abertura na área Itaqui-Bacanga, que também será uma celebração aos 411 anos de São Luís, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, organizaram uma programação especial, com distribuição de bolo, pipoca, algodão doce, pula-pula para a criançada, além da apresentação do grupo cultural Coco Pirinã, a partir das 10h.
A “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” traz um inflável gigante pensado para ocupar praças e espaços públicos, onde recursos audiovisuais, projeções mapeadas e interatividades apresentam ao público uma celebração ao reconhecimento mundial das características excepcionais do Centro Histórico de São Luís, Patrimônio Mundial reconhecido há 25 anos pela Unesco. A idealização é da Quereres Produções em co-produção com a LP Arte.
“A exposição, que faz um passeio pela história dos casarões, sobrados, ladeiras, pedras de cantaria, já levou mais de 56 mil visitantes aos três pontos anteriormente dispostos no Maranhão. Esta é uma das características inovadoras da ‘Panorâmica’: ser itinerante, o que permite que a informação chegue a muito mais pessoas, por meio de recursos interessantes e atraentes, gerando valorização e fortalecendo a educação patrimonial”, afirmou Kátia Bogea, presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico de São Luís (Fumph).
A visitação poderá ser feita de terça a quinta-feira, das 9h às 18h; às sextas das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 15h às 20h, até o dia 24 de setembro. O tempo de visitação é de aproximadamente 40 minutos e há uma capacidade máxima para até 60 pessoas por visita. A classificação é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.

Estrutura
Com três núcleos, a exposição apresenta na primeira sala uma ampla abordagem sobre as características do Centro Histórico, arquitetura e urbanismo, destacando a beleza de seus diferentes tipos de edificação, com projeções em maquetes e TVs. Os registros fotográficos são do maranhense Albani Ramos.
O segundo ambiente caiu no gosto popular, por ser um espaço com interatividade, jogos de memória, glossário e um game onde os visitantes podem criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade. Já o terceiro espaço é voltado para a contemplação, com a presença de um vídeo imersivo sobre a importância do Centro Histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação do Patrimônio Histórico. Todos são adequados para acessibilidade a todos os públicos, com audiodescrição, elementos táteis e em braile, além de intérpretes de Libras à disposição.
“Por todos os locais que passamos no Maranhão o projeto tem sido um sucesso, muito bem aceito e procurado, exatamente por propor um mergulho no conhecimento sobre o centro histórico e todas as suas riquezas, de maneira interativa e envolvente. O objetivo é esse mesmo: possibilitar que mais e mais pessoas possam experimentar essa nova forma de conhecer o Patrimônio Cultural, de maneira inovadora, com muita tecnologia e informação”, concluiu Luiz Prado, curador e idealizador do Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís.
 
 SERVIÇO

O que – Exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís”
Onde – Praça da Ressureição, Anjo da Guarda
Quando – De 8 a 24 de Setembro
Horário de funcionamento – De terça a quinta-feira, das 9h às 18h; às sextas das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 15h às 20h.
Entrada gratuita.
Tempo de visitação - 40min, em média
Visitação - grupo máximo de 60 pessoas por vez no inflável, livre na área externa
Classificação LIVRE, indicado preferencialmente para crianças acima de 9 anos
Agendamento para escolas: 99-99124-3947 (Marcela)
@exposicaopanoramica
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: Prefeitura de São Luís, FUMPH, Ministério da Cultura/ Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução.
Contato para a Imprensa – Dyego Rodrigues (99170-6807)
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp