04/09/2023 às 11h56min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h01min

Tromboflebite: Uma doença silenciosa que merece atenção para não levar a casos de Trombose Venosa Profunda

Atente-se aos sinais e procure a ajuda de um médico especializado

Jornalismo Conecta
Jornalismo Conecta

A tromboflebite é TROMBOSE de uma veia superficial (veia localizada abaixo da pele).Ocorre pela formação de um coágulo sanguíneo(trombo), que logo vem acompanhada de uma reação inflamatória.                                                                                                                                                                  

O diagnóstico correto e precoce, combinado com o  tratamento adequado são importantíssimos para impedir a evolução do caso. Vale destacar que existem dois fatores super importantes e de risco que devemos estar atentos: varizes de membros inferiores e acesso venoso para infundir medicamentos, principalmente na presença de cateteres . 

Em relação aos acessos venosos, a própria ação de injeção já representa uma agressão ao vaso, o que pode, por si só, desencadear o processo da tromboflebite. No caso das varizes, como a veia já se encontra dilatada, o sangue acaba passando de uma maneira mais lenta,o que  favorece  a coagulação do sangue, podendo formar o trombo e inflamando a parede da veia. 

Quando esta inflamação ocorre de forma espontânea nos preocupa,  porque precisamos pesquisar condições com riscos  trombóticos   como  um Câncer ou Trombofilia (doença genética ou adquirida com predisposição do sangue coagular ). 

 

Os sintomas mais comuns são: Dor intensa, vermelhidão,aumento de temperatura e endurecimento no trajeto da veia acometida . 

É importante ressaltar que ao  sentir qualquer um desses sintomas deve-se procurar um médico especializado, porque a tromboflebite em determinadas localizações, pode progredir para um caso de Trombose Venosa Profunda, quadro esse que conta com complicações agudas e muito mais graves.

 

Como funciona o tratamento para a Tromboflebite?

 

O tratamento vai depender muito  da extensão da tromboflebite e da veia acometida. Por exemplo, nos casos menos complicados, é orientado ao paciente compressas e analgésicos. Nos casos graves o uso de anticoagulantes pode ser indicado pelo médico.  

Fica também o alerta que em alguns casos, a Tromboflebite pode  deixar algumas marcas no local como “caroços” permanentes e manchas acastanhadas. E eventualmente pode progredir para uma Trombose Venosa Profunda (trombose de  veias mais profundas, em planos musculares).

A Trombose Venosa superficial precisa ser corretamente diagnosticada, tratada e diferenciada de um quadro infeccioso muito frequentemente confundida com ela , como a Erisipela. 

Outro ponto importante é o tratamento adequado das varizes, para reduzir o risco desta doença .

 

Dra Eliana Yamashita Vallejo 

Cirurgiã e Ultrassonografista Vascular 

CRM 83.661 /RQE 46.110

@draelianavallejovascular

 



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp