20/05/2024 às 20h05min - Atualizada em 21/05/2024 às 08h02min

Marketing na saúde: criando estratégias com tecnologias emergentes

Saiba como utilizar inovações tecnológicas para alcançar novos pacientes e potencializar o atendimento

ANDRé ELOI
Crédito: iStock
 

Com o avanço da tecnologia, as estratégias de marketing passam por mudanças rapidamente. O uso de tecnologias emergentes desempenha um papel essencial para impulsionar a comunicação entre médicos e pacientes. Portanto, compreender o funcionamento das novas possibilidades e utilizá-las a favor permite que os profissionais de saúde alcancem um público ainda maior por meio do marketing.

 

O que são tecnologias emergentes?

 

As tecnologias emergentes são aquelas inovações com potencial para remodelar os negócios e o mundo em um período de até 10 anos. Entre essas tecnologias transformadoras, estão os veículos autônomos, a inteligência artificial, as energias renováveis inteligentes, a impressão 3D, a biologia sintética, entre outras.

 

Existem também as tecnologias com potencial para revolucionar o campo do marketing, inclusive oferecendo oportunidades para serem incorporadas em estratégias direcionadas aos profissionais da área médica.

 

Inclusão de chatbots no atendimento

 

Os chatbots atuam como aliados para os profissionais da saúde, tanto na otimização do tempo quanto na habilidade de atrair pacientes. Por serem sistemas que operam 24 horas por dia, podem automatizar dúvidas, agendamentos de consultas e outras questões simples, oferecendo atendimento a qualquer momento.

 

Além disso, sua capacidade de coletar informações relevantes e fornecer atendimento inicial aumenta a probabilidade de fidelização dos pacientes, especialmente em casos que exigem um acompanhamento mais detalhado. Nesses casos, o profissional inicia o atendimento personalizado com informações já coletadas pelo chatbot.

 

Oferta de livros eletrônicos e consultorias freemium

 

Produtos freemium são aqueles que oferecem uma qualidade premium, mas são disponibilizados gratuitamente, seja por tempo limitado, mediante amostras grátis, ou mesmo oferecendo o produto completo gratuitamente. Essa estratégia de marketing permite que novos pacientes conheçam o trabalho do profissional sem a necessidade de fazer um investimento inicial.

 

Para profissionais da saúde, é interessante oferecer serviços consoantes a área de atuação, como livros eletrônicos, informativos, consultorias online ou mesmo a primeira consulta gratuita. Ao oferecer uma versão de alta qualidade do serviço gratuitamente, os consumidores se sentem mais confiantes para adquirir o serviço completo ou agendar consultas futuras com o profissional.

 

Utilização de Inteligência Artificial

 

Uma das inovações tecnológicas mais significativas dos últimos anos é o aprimoramento da Inteligência Artificial (IA). Para os profissionais da saúde, essa tecnologia pode ser uma valiosa aliada na criação de postagens e campanhas de marketing. Além disso, o domínio das diversas ferramentas que utilizam IA oferece aos profissionais diversas possibilidades, incluindo análise de resultados, marcação de consultas automatizada, entre outras.

 

Aplicação de geomarketing para captar novos clientes

 

A utilização do geomarketing como estratégia de marketing é uma maneira eficaz de atrair novos pacientes com base em suas localizações. Essa metodologia aproveita os dados de localização geográfica dos usuários para obter informações sobre seus hábitos de consumo.

 

Com essas informações, é possível criar campanhas de marketing direcionadas para pessoas que estejam buscando informações de saúde relacionadas ao nicho do profissional, aumentando assim a relevância e eficácia das ações de marketing.

 

Manter-se atualizado e buscar novos conhecimentos

 

Vale ressaltar que, apesar do potencial de inovação das tecnologias emergentes no marketing para o setor da saúde, é essencial manter-se atualizado e buscar constantemente novas formas de adquirir conhecimento.


Além disso, de forma geral, os estudantes de marketing em cursos técnicos em Caxias do Sul já recebem o conhecimento necessário para a utilização dessas ferramentas em sala de aula e podem representar um apoio valioso para as clínicas da região.

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ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
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