01/09/2023 às 14h33min - Atualizada em 02/09/2023 às 20h08min

Centro digital da Dow inova com soluções tecnológicas que melhoram a experiência de clientes e funcionários

Completando cinco anos, o Digital Marketplace Center (DMC) da Dow na América Latina utiliza a tecnologia como ferramenta para impulsionar tendências e solucionar demandas de clientes e negócios

KESLY FERREIRA
https://br.dow.com/pt-br.html
Divulgação
Sabe o que uma plataforma de tendência para cuidados pessoais, um cartão de negócios virtual e uma ferramenta para solicitação de amostras comerciais têm em comum? Todos esses projetos foram desenvolvidos pela unidade latino-americana do Digital Marketplace Center (DMC), um hub colaborativo da Dow para criar soluções digitais que melhoram a experiência de funcionários e clientes.

O DMC da Dow na América Latina está localizado na sede regional da empresa, em São Paulo, e é integrado a uma rede de centros da Dow ao redor do mundo. Desde sua inauguração, há cinco anos, o DMC conta com uma equipe multifuncional dedicada a construir projetos inovadores que solucionam os desafios de clientes e funcionários que precisam de sistemas tecnológicos exclusivos para otimizar processos, economizar recursos e gerar novas ideias. “O DMC é um elemento-chave para conduzir nossa organização em direção a uma Cultura Digital. Seja ao entregar aos funcionários soluções que atendam suas necessidades da vida real ou ao oferecer melhorias complexas na jornada do cliente que refletem em melhores experiências e crescimento sustentável dos negócios”, destaca Marcelo Santos, Diretor de Excelência Comercial para a Dow na América Latina.

Tendo como objetivos a inovação e o foco no cliente, dois pilares estratégicos para a Dow, o DMC impulsiona a estratégia digital da companhia não apenas na América Latina, mas também globalmente. A partir da expertise dos times de TI e Excelência Comercial são pensadas soluções que podem ser exportadas e adaptadas para outras regiões em que a Dow atua. “O DMC tem proporcionado soluções para todos os segmentos de negócios em que a Dow atua por meio da utilização de seus recursos de forma eficiente, com uma governança robusta, trazendo insights valiosos e oportunidades de colaboração tanto internas e externas, colocando a necessidade dos clientes no centro das soluções desenvolvidas”, analisa Adriana Valério, Diretora de TI para América Latina e Líder Global de Field Services na Dow.

Conheça alguns cases de sucesso que foram desenvolvidos no Digital Marketplace Center na América Latina:

TrendsLab website
Fazer a adaptação de uma tecnologia para outra região nem sempre é simples. Foi por isso que Gislene Attilio Meyer, Líder do Segmento Global da Dow de Cuidados com os Cabelos na área de Soluções de Consumo, pediu ajuda ao DMC para adequar o menu digital da ferramenta “TrendsLab” ao perfil do consumidor brasileiro. “O projeto original foi feito na Europa e precisávamos de uma ferramenta que refletisse a realidade brasileira para apresentarmos em uma importante feira do setor de cuidado pessoal”, explica Gislene.
Apesar do curto prazo e da adição de diferentes características de cabelos na ferramenta, o resultado foi surpreendente. Dárcio Nascimento, Arquiteto de Soluções do DMC, compartilha com orgulho que essa foi a primeira solução Web implementada pelo time usando as tecnologias .Net e nuvem da Microsoft. “Fizemos a integração com nossa ferramenta de CRM para gerar contatos e oportunidades que são utilizadas pelo negócio. Em tempo recorde, a ferramenta foi totalmente aprovada e disponibilizada também para outros países da nossa região”.
Na feira, a ferramenta também fez bastante sucesso. Na plataforma, o consumidor seleciona o tipo de cabelo, comprimento, e os processos químicos realizados, para identificar qual seria a melhor solução Dow para sua necessidade. Houve filas de pessoas para testar essa customização e muitos contatos foram gerados por conta dessa interação. “Nossos clientes puderam ver o valor do conteúdo na maneira como estávamos apresentando. Acredito que podemos usar todo o conteúdo, tecnologia e ciência que temos na Dow juntamente com o conhecimento do DMC, para deixar a experiência dos nossos clientes mais fácil, agradável e efetiva”, elogia Gislene.
Ferramenta de solicitação de amostras
Estabelecer a padronização e a digitalização de processos pode acelerar resultados e aumentar a eficiência. Foi pensando nisso que Daniel Hay, Gerente Sênior de Excelência Comercial na Dow, percebeu a oportunidade de otimizar a maneira como os times comerciais da Dow faziam suas solicitações de amostras à cadeia de suprimentos. “Naquele momento, cada negócio fazia o pedido de uma maneira, o que gerava um grande volume de e-mails e demora para aprovar o envio de uma amostra comercial”, conta o gerente. Em contato com o time do DMC, Daniel solicitou o desenvolvimento de uma ferramenta única, que pudesse ser usada por todos os negócios e padronizasse o processo, a experiência e os KPIs. “Logo na primeira versão da ferramenta percebemos os benefícios para a experiência do cliente e do funcionário.Também tivemos um feedback positivo da área de Conformidade, que acredita na capacidade da ferramenta de reduzir a carga administrativa das auditorias de Amostragem Comercial devido a essa centralização”, comemora Daniel.

Responsável por liderar a execução do projeto, Vinicius Freire de Almeida, Especialista Associado de Excelência Comercial, conta que uma segunda versão da ferramenta já está sendo utilizada por alguns negócios e proporciona uma experiência ainda melhor de usabilidade. O resultado foi tão positivo que há uma demanda para que o projeto seja replicado globalmente.

Cartão de visitas virtual
Em sintonia com a sustentabilidade, o DMC recebeu a missão de criar uma solução para reduzir a zero o número de cartões impressos na Dow. Daniel Bonadiman, Excelência Comercial e Líder Digital da área de Plásticos para a Dow na América Latina, conta que a ideia surgiu em um bate-papo durante um almoço. Duas semanas depois, a solução já estava disponível. “O time do DMC desenvolveu cartões on-line equipados com um QR code que, uma vez escaneado, transfere automaticamente as informações para os contatos do telefone celular”, explica. A novidade resultou em praticidade para os clientes – eliminando a tarefa de adicionar contatos manualmente e atualizar informações comerciais –; redução de custos e benefícios ao meio ambiente. “Além de eliminar os custos de impressão e entrega, estudos realizados na época revelaram que 88% dos cartões de visita impressos eram jogados fora em uma semana”. O projeto foi adaptado globalmente e todos os colaboradores da Dow no mundo podem criar seu próprio cartão virtual.

Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e liderança nas áreas de meio ambiente, social e governança para alcançar crescimento lucrativo e ajudar a construir um futuro mais sustentável. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A Dow opera unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 37.800 pessoas. Em 2022, gerou aproximadamente US$ 57 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia se referem a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.
 

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