31/08/2023 às 17h34min - Atualizada em 01/09/2023 às 04h00min

JCB inova com adaptação de motor de hidrogênio em van

Nova conversão de veículo realizada com sucesso é a mais uma prova da simplicidade do processo e a eficiência do novo combustível

Damaris Lucinda Leite de Souza
Divulgação
Sorocaba, 31 de agosto de 2023 | A JCB, empresa líder mundial em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos (Loadall), realizou mais um grande avanço em relação à tecnologia de combustão de hidrogênio ao instalar um de seus motores de hidrogênio supereficientes em uma van Mercedes Sprinter. A adaptação da van foi concluída em apenas duas semanas e um dos primeiros motoristas de teste do veículo foi o presidente da JCB, Anthony Bamford, que lidera o projeto de motor de hidrogênio da empresa, avaliado em £100 milhões.

O motor de combustão interna usado na van é o mesmo que já alimenta protótipos de máquinas para os segmentos de construção e agrícola da JCB. Este é o segundo veículo Mercedes a ser adaptado com um motor de hidrogênio da JCB: no início deste ano, um caminhão Mercedes de 7,5 toneladas recebeu da empresa a conversão para o hidrogênio.
Lord Anthony Bamford comentou: “adaptamos este veículo com um motor de hidrogênio da JCB para demonstrar como será simples a conversão e para mostrar que não são apenas as máquinas de construção e agrícolas que podem ser alimentadas por hidrogênio. Embora a conversão de vans não seja algo para a JCB incorporar em seu negócio, esse feito prova que há possibilidades além das baterias que podem funcionar de maneira muito efetiva.”

A JCB já fabricou mais de 70 motores de combustão interna de hidrogênio em um projeto envolvendo 150 engenheiros britânicos. Agora, eles alimentam protótipos de carregadeiras, retroescavadeiras e manipuladores telescópicos Loadall da JCB. A van convertida era anteriormente movida a diesel e a mudança para hidrogênio é outro avanço que destaca que esse tipo de energia pode representar uma maneira muito mais rápida de atingir as metas globais de redução de emissões de dióxido de carbono. Os veículos movidos a hidrogênio também podem ser reabastecidos muito mais rapidamente, com a tarefa concluída em questão de minutos, em comparação a várias horas para recarga de baterias.
A JCB é a desenvolvedora das primeiras máquinas de construção e agrícolas movidas a hidrogênio do mundo. No ano passado, a JCB revelou outro pioneirismo - um reabastecedor móvel de hidrogênio que fornece uma maneira rápida e simples de abastecer máquinas onde elas estiverem. Os motores de combustão interna de hidrogênio da JCB são fabricados na JCB Power Systems, em Derbyshire, Reino Unido.
 
Sobre a JCB
Líder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e manipuladores telescópicos Loadall, a JCB é uma das três maiores fabricantes de equipamentos para construção. Empresa de origem britânica com 76 anos de atuação, dos quais há mais de 20 no País, possui 24 fábricas que produzem mais de 300 modelos de máquinas. A fábrica no Brasil fica no município de Sorocaba (SP), a qual atende a toda a América Latina, e onde são comercializadas as retroescavadeiras modelos 3CX e 4CX, miniretroescavadeira 1CX, miniescavadeira elétrica 19C-1E, escavadeiras hidráulicas de esteira JS130, JS210, JS220LC, JS235LC e JS220F, pás carregadeiras 422ZX 426ZX, 427ZX e 437ZX, miniescavadeiras 8026CTS e 55Z-1, minicarregadeiras 155, 190 e 270, Loadalls 530-70, 530-110, 535-125, 540-170, 531-70 e 541-70 e rolos compactadores JCB 116D, CT160 e CT260. A empresa também conta com uma linha de plataformas elevatórias totalmente elétricas e zero emissão de carbono, no formato tesoura. São oito modelos: S1530E, S1930E, S2030E, S2632E, S2646E, S3246E, S4046E e S4550E.
 

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