30/08/2023 às 10h28min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h08min

Hotéis vs. Hostéis: diferentes opções que logo irão se encontrar

Felipe Gamba, fundador do Hostel da Vila, realiza uma análise das acomodações hoteleiras e hosteleiras com foco na diversidade de experiências e quartos compartilhados

Soraya Campos
Hostel da Vila

Quando se trata de escolher a acomodação perfeita para uma viagem, os viajantes têm uma variedade de opções à disposição. Duas das alternativas mais populares são os hotéis e os hostéis. Embora os hostéis façam muito sucesso na Europa, no Brasil eles aos poucos ganham o coração do viajante brasileiro. Com propostas distintas à primeira vista, ambos compartilham algumas semelhanças e, ao longo do tempo, têm adotado características um do outro para proporcionar experiências diversificadas e atraentes para seus hóspedes.

Para Felipe Gamba, turismólogo e fundador do Hostel da Vila, hostel em Ilhabela que ganhou em 2023 pela Hostelworld o prêmio de melhor hostel do mundo no quesito sociabilidade e possui apartamentos temáticos, que vão desde casas na árvore e farol, até ônibus e domos, a principal diferença entre hotéis e hostéis é “S” de socialização.

“O que observamos é que hotéis começam a dara opção de quartos compartilhados e por sua vez hostéis têm se interessado cada vez mais em oferecer quartos privados. Acreditamos que muito em breve os dois modelos de negócios irão se encontrar. Seja a opção escolhida, tanto hotéis quanto hostéis têm o objetivo comum de tornar a estadia dos viajantes memorável e agradável, garantindo que cada experiência de viagem seja única e enriquecedora”, comenta Gamba.

Confira abaixo algumas semelhanças e diferenças entre hotéis e hostéis na visão de Felipe Gamba.

Semelhanças

Hotéis e hostéis compartilham algumas características fundamentais, como fornecer acomodações temporárias para viajantes. Ambos oferecem quartos privados para aqueles que valorizam a intimidade e o conforto durante a estadia. Além disso, tanto hotéis quanto hostéis se esforçam para garantir que seus hóspedes desfrutem de uma experiência acolhedora e agradável, fornecendo serviços de limpeza, recepção 24 horas e assistência com informações turísticas.

Ambientes de socialização

Uma das grandes diferenças dos hostéis e hotéis são o ambiente de socialização. Hostéis, em geral, buscam promover a socialização entre os seus hóspedes, contando com ambientes em comum para esses conversarem e até compartilhar de experiências. Já os hostéis possuem um ambiente mais privado, com o objetivo de que os hóspedes apenas usufruem de uma experiência mais particular.

Quartos compartilhados

Uma tendência crescente no setor hoteleiro é a incorporação de quartos compartilhados em hotéis tradicionais. Inspirados pela atmosfera sociável dos hostéis, os hotéis estão criando áreas comuns e dormitórios compartilhados para atender à demanda de viajantes que buscam interações mais significativas durante a estadia. Essa abordagem híbrida permite que os hóspedes escolham entre a privacidade dos quartos individuais ou a sociabilidade dos quartos compartilhados, adaptando-se a diversos perfis de viajantes.

Diferenças

Apesar das semelhanças, hotéis e hostéis também têm diferenças distintas que influenciam a decisão dos viajantes na hora de escolher a acomodação. Os hotéis costumam ser mais caros em comparação com os hostéis, principalmente devido aos serviços de luxo e instalações adicionais oferecidas. Por outro lado, os hostéis se destacam pela economia e oferecem aos viajantes com orçamento limitado uma opção acessível e sociável para se hospedar.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp