30/08/2023 às 10h01min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h02min

Museu A Casa celebra o Dia da Amazônia com programação especial

Em celebração ao Dia da Amazônia, no dia 5 de setembro, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro convida para a programação da última semana da Exposição “Trama Canoê”, em cartaz até o dia 10 de setembro, na sede do Museu A CASA, localizada na Rua Pedroso de Morais 1216, em Pinheiros, São Paulo.

Alisson Schafascheck
CELDO BRAGA_GRUPO GAPONGA_IMG_3808_
O  Museu A CASA exibe o premiado filme “Segredos do Putumayo”, seguida de conversa com o diretor Aurélio Michiles, Patrick Leblanc, produtor, e André Lorenz Michiles, diretor de fotografia vencedor do Prêmio ABC 2023 - Melhor Fotografia.
 
CELEBRAÇÃO DO DIA DA AMAZÔNIA
 
 
No sábado, dia 02 de setembro, das 14h às 17h, a experiência “Amazonas Arte” marca o início da comemoração com três ativações abrangentes que envolvem artesanato, arte, música, moda e gastronomia.
 
Dentro da programação do dia 2, o Museu A CASA organiza o bate-papo “Economia Criativa e Empreendedorismo Amazonense” com a participação do coordenador do Curso de Design em Moda da Faculdade Santa Teresa, o professor Cidarta Gautama, a produtora do evento “Amazon Poranga Fashion”, Viviane Tavares, e mediação de Ana Letícia Fialho, diretora-executiva do Museu A CASA.
 
Logo após o bate-papo, será realizada a apresentação musical inédita com Celdo Braga e seus Bioinstrumentos Amazônicos. Nessa performance exclusiva, o artista trará os sons da floresta para dentro do Museu A Casa, em simultaneidade à exibição das obras do antropólogo, escritor e pintor de origem Dessana, Jaime Diákara.
 
A “Vitrine Amazon Poranga” apresentará criações dos estilistas Sioduhi Lima, do Povo Piratapuya, diretor criativo do Sioduhi Studio que faz moda futurista indígena, de Harim Feitosa, criadora da marca Soul Hara e as biojóias desenvolvidas pela premiada designer Rita Prossi, em colaboração com artesãos indígenas e ribeirinhos. A Vitrine é uma iniciativa da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísticos – APOIAR.
 
No dia 5 de maio, data que celebra o Dia da Amazônia, o Museu A Casa marcará o ponto alto da celebração com uma exibição especial do premiado filme “Segredos do Putumayo”, seguido de debate com o diretor Aurélio Michiles, juntamente com e equipe que colaborou nesta obra-prima: Patrick Leblanc, produtor, e André Lorenz Michiles, diretor de fotografia – vencedor do Prêmio ABC 2023 de Melhor Fotografia. O horário para a sessão cinematográfica e a conversa em equipe será das 19h30 às 22h30.

 
O filme foi inspirado no “Diário da Amazônia de Roger Casement” (1910), um registro escrito pelo diplomata que serviu ao Império Britânico. Com a marcante interpretação vocal do renomado ator irlandês Stephen Rea, o documentário explora os acontecimentos da região do rio Putumayo, onde a empresa Peru Amazon Company, operando sob regime de escravidão, causou a morte de mais de 30 mil indígenas para extrair cerca de 4 mil toneladas de borracha. O filme é uma colaboração das produtoras 24 VPS Filmes, ImagemCeuvagem e O2 Play Filmes.
A GASTRONOMIA DOS EVENTOS
 
O Museu A CASA oferecerá aos visitantes uma oportunidade para uma experiência autêntica da culinária amazônica. A gastronomia regenerativa do Restaurante Da Selva Peixaria Amazônica participa com pratos cuidadosamente criados para destacar a diversidade de ingredientes naturais e orgânicos da Amazônia. A Doce Casa apresentará iguarias com narrativas que refletem a cultura e tradição da região, como bolo de macaxeira, torta cremosa de tapioca com abacaxi, creme de cupuaçu, torta de castanha e cocada com cumaru. Além disso, a Vinhos B.O.N.S. trará selecionada curadoria de vinhos brasileiros com origens orgânicas, biodinâmicas e sustentáveis.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL | AMAZONAS ARTE | 02 DE SETEMBRO | SÁBADO
 
  • 14H ÀS 17H | EXIBIÇÃO DA “VITRINE AMAZON PORANGA”
 
Vitrine expositiva com bioinstrumentos musicais de Celdo Braga, moda amazônica desenvolvida pelos estilistas Harim Feitosa (Soul Hara) e Sioduhu Lima (Sioduhi Studio), biojóias da designer amazonense Rita Prossi, além de pinturas assinadas pelo artista indígena Jaime Diákara, da etnia Dessana.
 
  • 14H30 ÀS 15H30 | BATE-PAPO “ECONOMIA CRIATIVA E EMPREENDEDORISMO AMAZONENSE”
 
Ana Letícia Fialho, Diretora Executiva do Museu A CASA, conversa com os convidados Harim Feitosa (CEO da Soul Hara), Sioduhi Lima (tingimento com mandioca), Viviane Palmeira (Produtora executiva Amazon Poranga Fashion) e Cidarta Gautama (Coordenaor do Curso de Moda Faculdade Sta Tereza).
    • .
 
  • 16H ÀS 17H | APRESENTAÇÃO MUSICAL DE BIOINSTRUMENTOS AMAZÔNICOS, COM CELDO BRAGA E JOÃO PAULO
 
O propósito básico do projeto de criação e confecção dos bioinstrumentos musicais do Amazonas, é a utilização da matéria-prima que normalmente é descartada no nosso cotidiano. Em síntese, o que hoje é concebido no campo da sustentabilidade como economia criativa, o projeto encampa nesta iniciativa a ideia de criar um elo simbólico da cultura amazônica com o Brasil e o mundo, disseminando este saber criativo que já reúne mais de 50 instrumentos criados e/ou adaptados à proposta de representação da sonoridade da grande floresta.
 
 
ARTISTAS E CRIATIVOS | AMAZONAS ARTE
 
SIODUHI LIMA @sioduhistudio
Nascido em 1995, do Povo Piratapuya, Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira (AM). Estudante de MBA em Negócios e Estética da Moda pela ECA USP, Fundador e criativo da Sioduhi Studio, Pesquisador e desenvolvedor da tecnologia Maniocolor, corante têxtil à base de casca de mandioca. Através das criações o Sioduhi expressa o orgulho da origem e a resistência originária. E vem estabelecendo uma nova conexão a valores e territorialidades ancestrais – Rio Negro, Amazônia, Pindorama, Tahuantinsuyo e Abya Yala – que refletem o tempo-espaço, o passado, o presente e o futuro, simultaneamente. Participou da 5ª e 6ª edição Brasil Eco Fashion Week e é vencedor do Prêmio Ecoar. Tem como referência o futurismo indígena, desenvolve peças agênero de estilo casual, esportivo e utilitário, com alguns recortes de alfaiataria desconstruída.
 
HARIM FEITOSA  @soul.hara
Amazonense, filha de costureira e criada no interior ribeirinho, após a longa e bem-sucedida carreira no mercado financeiro, decidiu investir em seu sonho de infância, dando origem à grife Soul Hara. É moda amazônica feita como reafirmação da identidade local.
 
VIVIANE PALMEIRA
Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, da Espanha. Há 14 anos trabalha com produção e gestão cultural, turística e de eventos com experiência em instituições do poder público, empresas da iniciativa privada e no terceiro setor. Tem ampla experiência no planejamento e produção de projetos turísticos e sociais, assim como na avaliação de projetos culturais.
 
CIDARTA GAUTAMA
Atualmente é coordenador do curso de Design de Moda da Faculdade Santa Teresa, atuando como professor em curso da área há mais de dez anos. É licenciado em Artes Visuais e Design de Moda, pós-graduado em Arquitetura e Design de Interiores e Mestre em Engenharia, gestão de processos ambientais.
 
RITA PROSSI
Nascida no interior da Amazônia, é artesã, poetisa, designer de biojóias e tem formação em Moda. Atua na Rita Prossi Biojalheria do Amazonas, juntamente com artesãos indígenas e ribeirinhos. Sua marca é premiada nacional e internacionalmente.
 
JAIME DIÁKARA
Escritor, antropólogo e pintor indígena de origem Dessana, do Alto Rio Negro, no Amazonas. Vencedor da coleção PROARTE de Literatura (2013) da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, Vencedor do Prêmio de Tamoios (2012), recebeu Menção de honra da Obra literária Indígena (2012) Feira Nacional de Literatura Infanto-Juvenil FNLIJ, no Rio de Janeiro. É conhecedor de saberes indígena Dessana e praticante de curas tradicionais, através do uso de plantas medicinais e bahsese (benzimentos).
 
 
SERVIÇOS | O MUSEU A CASA CELEBRA O DIA DA AMAZÔNIA
 
AMAZÔNIA ARTE
02 DE SETEMBRO | SÁBADO | 14H ÀS 17H
Entrada gratuita | Amigável aos animais
 
O MUSEU A CASA EXIBE O PREMIADO FILME-DOCUMENTÁRIO
“SEGREDOS DO PUTUMAYO” DO DIRETOR AURÉLIO MICHILES
EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA AMAZÔNIA
05 DE SETEMBRO | 19H30 ÀS 22H30
Entrada gratuita | Sujeito à lotação
 
MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO
[email protected] | www.acasa.org.br
Av. Pedroso de Morais 1216, Pinheiros, São Paulo SP
CEP: 05420-001 São Paulo, SP, Brasil +55 11 3814-9711
 
 

 
 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp