30/08/2023 às 16h44min - Atualizada em 31/08/2023 às 00h00min

DREX: entenda a nova moeda brasileira e o que muda

Marilaine Silveira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, explica como serão as mudanças para população e uso no mercado

Thainá Zelante Cordeiro
Google

No horizonte financeiro do Brasil, uma revolução está se formando, e seu nome é DREX. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Marilaine Silveira, a sigla que combina as letras "D" e "R" de Real Digital, o "E" de Eletrônico e o "X" de modernidade e conexão representa mais do que apenas uma moeda digital. É uma promessa de transformação profunda na maneira como conduzimos transações comerciais, compras e vendas de ativos. 

“O DREX é uma moeda emitida pelo Banco Central, evoluindo da forma física para a eletrônica, o que significa que a nossa relação com os bancos não sofrerá mudanças drásticas. Continuaremos a ter contas correntes, usar o PIX e todas as nossas atividades financeiras habituais”. Marilaine aponta que o real digital traz como premissa diminuir o risco de contraparte em transações comerciais do Brasil, e destaca que uma das características notáveis do DREX é sua integração com contratos inteligentes (Smart Contract).  

Os pontos positivos do DREX, segundo a professora é que os riscos de contraparte irão desaparecer, a segurança das transações é aprimorada e a burocracia é reduzida a um mínimo. O DREX está previsto para ser lançado ao público até o final de 2024, e é a representação digital do real, trazendo uma nova era de eficiência e confiança para economia. 

Por fim, Marilaine elencou alguns pontos importantes sobre a nova moeda, confira:  

- A relação das pessoas com os bancos não irá mudar. 

- Não trará mudança nos pagamentos e sim nas transações de compra e venda.  

- Não será permitido aos Bancos emprestarem a terceiros. 

- Não terá rendimento automático. 

- Haverá garantia de segurança jurídica, cibernética e privacidade nas operações. 

As operações com o DREX não serão gratuitas, pois estarão associadas à prestação de um serviço financeiro que irá gerar despesa e, de alguma forma, serão repassadas ao consumidor. Mesmo a operação não sendo gratuita, a automatização dos processos com o DREX irá trazer mais economia para o bolso do consumidor. 

Sobre a Anhanguera      

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.  

Acesse o site e o blog para mais informações.    

Assessoria de Imprensa  
Atendimento PR: Thainá Zelante Cordeiro 
E-mail: [email protected] 
Telefone: +55 11 96650-6507 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp