29/08/2023 às 08h13min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h04min

Dia da Cabernet Sauvignon: descubra como surgiu a data em homenagem à uva mais plantada do mundo e como preparar um drink com o vinho

A casta é um cruzamento de Cabernet Franc com Sauvignon Blanc, e surgiu no século XVII, no sudoeste da França

Notícia Expressa
Global Wines
No dia 29 de agosto de 2010, o marketeiro Rick Bakas, morador da Califórnia, Estados Unidos, decidiu fazer uma campanha nas redes oficiais pedindo para que nessa data fosse criado o Dia da Cabernet Sauvignon. O apelo fez bastante sucesso que o pedido acabou se tornando realidade, sendo que a data é comemorada mundialmente, não apenas nos Estados Unidos. A ideia de Bakas era fazer uma homenagem à uva mais plantada do mundo e, também, impulsionar as vendas.

Além disso, a Cabernet Sauvignon ficou ainda mais conhecida quando foi plantada na Califórnia, tanto que em 1976, derrotou os melhores vinhos no Julgamento de Paris, em um teste às cegas. A casta é um cruzamento de Cabernet Franc com Sauvignon Blanc, e surgiu no século XVII, no sudoeste da França. “Ela é considerada a rainha das uvas tintas, além de ser uma casta que se adapta em diferentes terrenos e climas, e relativamente fácil de ser cultivada”, explica o enólogo da Rio Sol, Ricardo Henriques.

O casco da uva costuma ter a pele grossa, e isso faz com que ele fique protegido de variações climáticas e seja capaz de aguentar decomposições ou até mesmo geadas. Apesar de ser uma uva cultivada em diferentes regiões ao redor do mundo, as características dos vinhos produzidos com a Cabernet Sauvignon podem variar de acordo com a região em que ela é cultivada, por conta do terroir, termo francês utilizado para definir as características de uma determinada região como o clima, qualidade da terra e fauna.

“Se a uva for cultivada em um local mais quente, o resultado são vinhos mais concentrados e com taninos mais macios. Se for uma região mais fria, o vinho acaba tendo corpo menos robusto e com aroma de frutas vermelhas”, declara Ricardo Henriques.

O vinho Cabernet Sauvignon possui aroma delicado, com nuances de azeitona preta, pimentão e especiarias. É um vinho robusto com bons taninos e boa presença de acidez. Na hora de harmonizar com um prato, ele combina com carnes vermelhas pouco condimentadas e churrasco. O Cabernet Sauvignon também pode ser utilizado na produção de drinks. Para quem quer comemorar a data de uma forma diferenciada, Ricardo explica como preparar um drink que leva o vinho na composição, confira:

Limonada com Cabernet Sauvignon

Ingredientes:
– Soda
– 25ml de Vinho Cabernet Sauvignon
– Gelo
– 1 colher de sopa de Suco de Limão
– 2 colheres de chá de açúcar

Modo de preparo:
No copo, coloque o suco de limão, o açúcar, o gelo e misture.
Na sequência, coloque a soda até completar o copo. Depois, adicione o vinho e misture levemente.

Sirva e aproveite.

Sobre a Rio Sol
A Rio Sol está localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco. A vinícola produz vinhos e espumantes, cujos rótulos vêm, cada vez mais, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

A empresa pertence a Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal, produtora de vinhos reconhecida no mercado mundial pelo dinamismo e inovação, com grande diversidade de rótulos premiados entre os melhores da Europa.

Saiba mais através do site: www.vinhosriosol.com.br
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp