29/08/2023 às 13h57min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h00min

Grupo NC, dono da EMS, conquista prêmio Valor 1000 na categoria “Farmacêutica e Cosméticos”

Conglomerado obteve 1º lugar em ranking que avaliou desempenho financeiro e práticas sustentáveis; é a quarta vitória na série histórica da premiação, sendo que a EMS venceu em 2013, 2014 e 2015

.
Flavio Santana
29 de agosto de 2023 – O Grupo NC – conglomerado que tem como principal companhia o laboratório EMS – conquistou, com seu pilar farmacêutico, o Prêmio Valor 1000, anuário do jornal Valor Econômico que lista as mil maiores empresas, considerando a performance e responsabilidade financeiras, bem como a atuação na área de ESG - quesito incluído em 2022 na análise. Nesta 23ª edição da premiação, o grupo conquistou o primeiro lugar no ranking “Farmacêutica e Cosméticos”. Esta é a quarta vitória dentro da série histórica do Valor 1000, sendo que a EMS foi vencedora nesta mesma categoria em 2013, 2014 e 2015.

De acordo com Luiz Borgonovi, presidente da EMS e que subiu ao palco para receber o troféu em nome do Grupo NC, a vitória evidencia credibilidade, empenho e compromisso com qualidade, eficiência e com as pessoas. “Atuamos dentro de uma cultura sólida e dedicada à pesquisa científica e inovação, que é um ativo presente em todas as nossas estratégias de negócios e é também, inclusive, um de nossos valores. Nesse universo, cabe destacar, ainda, a nossa responsabilidade social. A EMS, por exemplo, é reconhecida por ser uma empresa que amplia o acesso à saúde para a população, disponibilizando o maior portfólio de medicamentos do país e apoiando iniciativas nas áreas de educação, social, esportiva, cultural e ambiental, levando qualidade de vida de norte a sul do Brasil”, avalia o executivo.

Com análise detalhada sobre as grandes corporações em atividade no Brasil, como a geração de valor e a gestão do endividamento das companhias, a premiação avaliou vários indicadores, compilando dados também da EMS, maior farmacêutica no Brasil e líder de mercado há 17 anos consecutivos. São eles: receita líquida, margem Ebitda, crescimento sustentável, rentabilidade do patrimônio líquido, margem da atividade, liquidez corrente, giro do ativo e cobertura de juros. Somando todos os quesitos, o Grupo NC conquistou a liderança no segmento “Farmacêutica e Cosméticos”.

Na edição deste ano, o prêmio também destacou os principais fatores conjunturais e macroeconômicos que influenciam o desempenho das empresas e demonstrou a força e resiliência do Grupo NC considerando seus investimentos e principais números financeiros. Em 2022, faturou R$ 9,25 bilhões (IQVIA 06/2023 - PPP). Com este resultado, o grupo deteve 8,6% de market share e segue sendo líder do segmento farmacêutico no Brasil. “Vamos continuar investindo na expansão de nossas atividades e levando cada vez mais saúde e qualidade-de-vida às pessoas”, diz Borgonovi.

Sobre o Grupo NC
Lançado oficialmente em 2014, o Grupo NC atua com solidez em setores econômicos variados, em uma trajetória de mais de 59 anos, com presença inclusive nos Estados Unidos. O Grupo, de origem brasileira e com sede em Hortolândia (SP), conta com cerca de 10 mil colaboradores diretos e variadas empresas de destaque, como a EMS, o maior laboratório farmacêutico no Brasil e líder de mercado há 17 anos consecutivos, e a NSC Comunicação (que inclui a NSC TV, afiliada da Rede Globo), em Santa Catarina. Desde 2016, o Grupo NC também marca presença no setor de energia eólica. Está na 132ª posição no ranking dos maiores grupos do Brasil, segundo levantamento do Valor Grandes Grupos 2021.

Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Mais informações para a imprensa
GBR Comunicação
Denver Pelluchi – 11-99722-2313 | [email protected]
Vagner Magalhães – 11-99196-1716 I [email protected]

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp