28/08/2023 às 11h23min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h09min

Dia do Voluntariado: Elanco soma mais de 100 mil horas de trabalho voluntário no apoio a quase 1000 projetos em causas sociais

Desde 2014, funcionários da companhia do mundo todo voluntariam-se em ações que causem impactos positivos nas comunidades onde a empresa está inserida

Luciana Santos Tardioli
https://www.elanco.com/pt-br
Divulgação - Elanco
Hoje, dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado e a Elanco Brasil faz um balanço do Dia do Propósito – iniciativa que estimula os colaboradores da companhia no mundo todo a se unirem a causas locais e em ações sociais que impactem positivamente as comunidades onde a empresa está inserida.
Realizado desde 2014, o Dia do Propósito já somou mais de 100 mil horas de voluntariado, beneficiando 950 projetos relacionados a causas sociais. A ação faz parte da agenda ESG Elanco, globalmente, e segue as diretrizes de responsabilidade social da companhia, o Elanco Healthy Purpose™, conjunto de compromissos da empresa alinhados às metas de desenvolvimento sustentável – ODSs – da Organização da Nações Unidas (ONU) e voltados a proporcionar qualidade de vida, bem-estar e saúde aos animais e às pessoas, bem como o cuidado com o planeta.

Apenas no ano passado, cerca de 1.700 colaboradores da Elanco participaram dos projetos de voluntariado, contribuindo com mais de 12.800 horas nos 90 países onde a companhia opera. O Dia do Propósito deixou de ser apenas um dia e passou a se estender a semanas, dependendo da causa. Por meio do portal Elanco Healthy Purpose, por exemplo, os colaboradores podem fazer doações a causas urgentes por todo o ano e, para muitas delas, a companhia dobra o valor da doação.

“Cuidar dos animais, das pessoas e do planeta está listado em nossos compromissos sustentáveis e é o que coordena todas as decisões que tomamos na Elanco, desde o nosso dia a dia de trabalho até as decisões mais estratégicas”, avalia Andrea Bastos Saraiva, líder do Comitê de Responsabilidade Social Corporativa da empresa. “Mas vamos além disso com o Dia do Propósito e com os mecanismos que criamos para que as pessoas possam se voluntariar e contribuir com outras causas que acreditam. A forte adesão dos colaboradores e a receptividade que recebemos das diversas comunidades por onde passamos nos mostram que estamos trilhando o caminho certo”, complementa.

No ano passado, a companhia realizou, no Brasil, um mutirão cujo objetivo era arrecadar doações para ONGs de proteção animal e de assistência a idosos, crianças e adolescentes, além de bancos de alimentos. Os voluntários também fizeram uma ação presencial em um lar dedicado a idosos, crianças e adolescentes com atividades recreativas e educativas; outros doaram sangue e realizaram cadastro para doação de medula óssea e um outro grupo ajudou nas atividades de uma ONG voltada à conservação do meio ambiente e o bem-estar animal. Também foram feitas doações financeiras. “Costumamos dividir as ações de voluntariado em várias frentes para que as pessoas possam escolher as atividades com as quais têm mais afinidade e possibilitar a participação de funcionários Elanco de todo o Brasil. Além disso, durante a organização do Dia do Propósito, incentivamos que nossos colaboradores indiquem ações que gostariam de fazer ou ONGs que precisem de apoio”, explica a executiva.

Segundo Andrea, os integrantes do Comitê de Responsabilidade Social Corporativa estão, neste momento, começando as preparações para a próxima edição, levantando as ações de interesse além de outras já definidas com ONGs parceiras da Elanco.

Apoio – Outra frente que a Elanco apoia no Brasil é o programa Crescer Aprendendo, formulado pela United Way Brasil – organização filantrópica fundada há mais de 130 anos nos EUA e presente no Brasil desde 2001 – o qual beneficia famílias em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.  O programa tem como premissa ser fonte de conhecimento para pais, educadores e cuidadores, para que as crianças, em sua primeira infância (até os seis anos de idade), recebam estímulos e cuidados essenciais para que possam alcançar seu pleno desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional. Por meio de interações em plataformas digitais ou reuniões presenciais, as famílias recebem formação sobre temas essenciais ao desenvolvimento infantil.

De acordo com Gabriella Bighetti, CEO da UWB, “o apoio de empresas é fundamental para a continuidade do projeto, pois viabiliza que cada vez mais crianças em situação de vulnerabilidade tenham a possibilidade de desenvolver todo o seu potencial. Com isso, contribuímos para que sejam adultos capacitados emocionalmente para construir uma sociedade mais saudável e justa”.

“O Crescer Aprendendo tem total sinergia com nossos pilares de sustentabilidade, por isso escolhemos apoiar a causa. Entendemos que a parentalidade positiva é um dos caminhos para lares mais saudáveis e felizes”, finaliza Rafael Ribeiro Novaes, líder do Grupo de Trabalho focado em Sustentabilidade da Elanco Brasil.


Sobre a Elanco 
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta. 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Elabore Estratégia
Gisele Berto [email protected] – (11) 97016-4446
Luciana Tardioli
[email protected] - (11) 97350-6928
Vanessa Costa
[email protected] - (11) 98584-1072

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp