22/08/2023 às 11h07min - Atualizada em 22/08/2023 às 16h22min

Como lançar um single em 2023?

Cada vez mais os artistas têm investido em singles, ou seja, músicas individuais. O formato é uma ótima opção para se manter ativo nos streamings. Mas, como planejar o lançamento de um single? A New Music Brasil te explica!

New Music Brasil
New Music Brasil

Singles são muito importantes na carreira de um cantor atualmente. Com a exigência das plataformas digitais por conteúdos constantes, o formato é uma ótima opção para dar um “respiro” entre projetos maiores, como álbuns e LPs, sem deixar de alimentar seus perfis. 

Além disso, você pode usar o formato de diferentes maneiras. Ao lançar um single como pré-lançamento de um álbum, por exemplo, você deixará seus fãs mais ansiosos para o lançamento oficial. Outras opções são lançamentos bônus de singles que ficaram de fora de um projeto, covers, regravações com parcerias de outros artistas e remixes de músicas já lançadas. 

Todas essas opções são formas de manter seus perfis ativos e alimentar seus fãs, criando conexões que são essenciais para um artista. Mas, assim como o lançamento de um álbum exige planejamento e investimento em divulgação, o mesmo vale para os singles. Então, quais estratégias adotar? A equipe da New Music Brasil separou três dicas valiosas para você. Confira:
 

1- Se planeje com antecedência

Independente do projeto, ter um planejamento é essencial para o sucesso. De nada adianta publicar singles aleatoriamente, apenas para não deixar seus perfis sem conteúdos novos. O lançamento de um single precisa fazer sentido, levando em conta o momento em que a sua carreira se encontra e qual caminho você pretende seguir. 

Pergunte-se qual o objetivo desse lançamento e liste as etapas que você deverá seguir. Haverá uma ação de pré-save ou pré-venda? Em quais plataformas o single estará disponível? Será lançado um videoclipe ou apenas o áudio? Como será a arte de capa? Devo investir em anúncios? Quando começar a divulgar a música nas minhas redes sociais?

Você pode levar de um a três meses para ter todas essas respostas, dependendo do escopo do projeto. Por isso, é fundamental que você comece a se planejar com antecedência e elabore um cronograma tendo em mente os recursos disponíveis.
 

Crédito: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay.


2- Não divulgue sem dar algo em troca 

Um ponto fundamental é pensar nas estratégias de marketing, o que vai depender do perfil do projeto e dos recursos disponíveis. Ações como distribuição digital, agendamento de posts nas redes sociais e veiculação de anúncios não podem ficar de fora. 

Mas, cuidado! Não comece a divulgar freneticamente a sua música antes que os seus fãs possam fazer algo a respeito, pois isso pode frustrá-los. Que tal criar um link de pre-save e disponibilizá-lo nos posts que falam da música? Estratégias como essa fazem toda a diferença.
 

Crédito: Imagem de StockSnap por Pixabay.


3- Pense em um gancho para divulgar a música

Outro ponto para você se atentar, é que todas as suas estratégias de divulgação precisam estar conectadas entre si e de acordo com a mensagem da música. Que tal pensar em um gancho, como uma frase de impacto que resuma e unifique toda a campanha? Isso não significa que essa frase precise aparecer em todos os conteúdos, mas ela pode servir como um norte para as suas estratégias de marketing.

Por fim, pense em diferentes maneiras de comunicar a mesma mensagem. Você pode investir em diversos conteúdos de divulgação, como teasers, posts com fatos e curiosidades sobre a música, além de e-mails para a imprensa. O importante é que o seu single não seja publicado ao acaso. Para que a sua música seja ouvida, é necessário mostrá-la, o que exige estratégia. Por isso, se planeje e não faça nada sem que haja um motivo.

 





















Assessoria da New Music Brasil.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp