22/08/2023 às 10h40min - Atualizada em 22/08/2023 às 16h17min

Laís Barbosa defende literatura com finais felizes e clichês para incentivar a mulheres a desmistificar padrões de beleza incentivados pela sociedade patriarcal

Seu livro: “Pelos Olhos da Câmera” trata sobre a ausência paterna, o poder da amizade e a valorização do amor por meio de um romance para jovens adultos

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

Laís Barbosa publicou “Pelos Olhos da Câmera”, seu segundo romance, com o intuito de se aproximar de mais mulheres que já sofreram com o preconceito da gordofobia. Sua ideia é propagar a mensagem de que é possível cuidar da sua saúde mental, ter mais empatia sobre o seu corpo e ressignificar a sua história. Sua obra será lançada no dia 26 de agosto, às 15h, no Shopping Bela Vista, na Bahia. 

Em entrevista, Laís comenta sobre o seu processo de criação, explica como ela se inspirou para escrever os personagens e também explica como a literatura pode ajudar a impulsionar mulheres que estão com a autoestima baixa e que desejam se sentir representadas. 

 

1 - Como foi o processo de construção do universo de Pelos Olhos da Câmera?

Foi um processo de observação e desconstrução. Mesmo eu sendo uma mulher gorda, durante o planejamento e a escrita percebi que para passar as mensagens que eu queria, primeiro ia ter que me resolver comigo mesma. Assim, o livro teve três versões, uma primeira que está na gaveta e é totalmente diferente. A segunda que foi o primeiro rascunho da história atual e a que vocês têm acesso. Além disso, Pelo Olhos da Câmera marca o início do Laisverso, onde todos os meus próximos livros se passarão no mesmo universo. Então, precisei criar uma linha do tempo para encaixar todas as histórias. Por esse motivo, o livro se passa em 2012.

 

2 - Você aborda temas universais, como a gordofobia, pessoas com deficiências, relacionamentos parentais... Por que alinhar mensagens como essa ao seu livro?

Na minha adolescência e início da vida adulta, não tive acesso a livros com esses personagens. Achei que meu corpo não merecia estar na sociedade. Quando decidi que ia trabalhar com escrita, sabia que precisava trazer parte da realidade para meus romances. Olhei ao redor e percebi como meu grupo de amigos era diverso e tive certeza que não dava para manter a "galerinha padrão". Além do que, meu objetivo como escritora é escrever romances clichês que carreguem consigo uma mensagem. Quero incomodar as pessoas, mas ao mesmo tempo fazer com que se sintam em casa.

 

3 - Quem é Valentina? Como a trajetória da protagonista pode se conectar com as realidades dos leitores?

Valentina é uma mulher que foi julgada a vida toda por ser gorda. Encheram tanto a cabeça dela que a mesma além de não se amar, acha que não merece ser amada. Talvez isso pareça estranho e impossível para quem está lendo, porém depois de ouvir trezentas vezes que seu corpo está errado, tem grandes chances de você acreditar nisso.

Amor- próprio é um treco difícil de alcançar para qualquer um. Quem nunca se olhou no espelho e apontou as partes que não gosta em seu corpo? Ou olhou para outra pessoa e se comparou com ela? No caso da Valentina, ela passou por momentos extremos, como o bullying e a violência, porém todos precisamos aprender a olhar para nós mesmos.

 

 4 - Além da gordofobia, bullying, pessoas com deficiência, amizade, relacionamentos, que outras mensagens você transmite por meio da sua obra?

Que amor só cura tudo, se for o próprio. Existe no mundo dos romances essa idealização que basta um cara chegar na sua vida que todos seus problemas estão resolvidos. Porém, nenhum relacionamento substitui o acompanhamento psicológico e muitas vezes, para resolver um problema, precisamos mais de nós mesmos do que de terceiros.

 

5 - Quais spoilers você já pode dar sobre a continuação da obra? Será que teremos? 

Então, todos os meus livros agora estarão no Laisverso. O que é isso? É como se fosse o planeta Terra. Milhares de histórias acontecendo simultaneamente em um mesmo universo. Logo, se não houver a continuação, sempre dá para saber um pouquinho mais sobre os personagens em outros livros. Porém, sim. Valentina e Jonathan vão ganhar um capítulo extra, mostrando como a vida deles anda alguns anos depois do término de Pelos Olhos da Câmera.

 

SERVIÇO

Lançamento Pelos Olhos da Câmera - livro físico

Onde: Shopping Bela Vista, na Coreto Criativo, Salvador, Bahia.

Quando: 26 de agosto de 2023, às 15h

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Pelos Olhos da Câmera

Autora: Laís Barbosa

Editora: da autora, independente

Categoria: romance brasileiro

ISBN: 978-65-00-68557-2

Páginas: 307

Preço: Livro físico: R$47,00 + frete / e-book: R$7,99


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp