21/08/2023 às 15h27min - Atualizada em 21/08/2023 às 20h08min

Lia de Itamaracá e Samba de Roda Nega Duda são as atrações do último encontro do projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais”, dia 26 de agosto

Evento gratuito acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Adinkra Gye Nyame, que simboliza a supremacia e imortalidade de Deus, é o tema do último encontro

Patricia Dornelas
https://centrocultural.sp.gov.br/encerramento-do-projeto-adinkras/
Divulgação do artista
Após quatro meses, o “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” chega ao final. No próximo dia 26 de agosto (sábado), o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe o último encontro da atração. Idealizado por Cida Gonçalves, da Casa   do Batuque, o projeto é realizado através da 3ª edição do Edital de Apoio à Cultura Negra da Secretaria Municipal de Cultura e vem acontecendo desde de abril de 2023, trazendo palestras, oficinas e shows musicais.
A programação do projeto no dia 26 de agosto começa às 19h, com a abertura oficial e, em seguida, acontece o show do Samba de Roda Nega Duda. Nesta apresentação, Nega Duda reconta suas histórias de origem, cantando, contando e sambando o Samba do Recôncavo, patrimônio histórico e cultural da humanidade. Com talento e carisma, a sambadeira cativa as plateias por onde passa e seus shows são uma celebração à autêntica cultura popular brasileira. Na ocasião, a artista recebe Lia de Itamaracá.
Considerada “patrimônio vivo de Pernambuco”, Lia de Itamaracá é um dos expoentes na busca pela valorização dos movimentos regionais, que contribuem para a formação da cultura do país. Em sua participação no projeto Adinkras, a cirandeira apresenta alguns de seus sucessos, como “Eu sou Lia/ Minha Ciranda/ Preta Cirandeira” e “Dorme Pretinho”. Além disso, Lia solta a voz ao lado de Nega Duda, em participação inédita.
“Tendo os Adinkras como expressão das contribuições dos conhecimentos africanos para o desenvolvimento da cultura economia e identidade brasileira, o projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” estabelece diálogos entre diferentes linguagens, artistas e pesquisadores da cultura afrobrasileira e africana.”, afirma Cida Gonçalves, idealizadora do projeto.
O evento será realizado na Sala Adoniran Barbosa, com todas as atividades gratuitas e acesso livre. Realizado pela Casa do Batuque e idealizado por Cida Gonçalves, publicitária e diretora da produtora, o projeto é marcado pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura negra.
Sobre o Adinkras:
Com periocidade mensal, o “ADINKRAS” oferece ao público um amplo ciclo de palestras que integram o eixo temático do projeto, onde os ideogramas africanos são o fio condutor. Durante quatro encontros, o evento recebe pesquisadores, escritores, professores e ativistas para reflexões acerca de um Adinkra de referência, apresentado por um dos convidados. O sociólogo Tadeu Kaçula será o mediador desses encontros.
Após cada palestra, um músico sobe ao palco e apresenta um show exclusivo, a partir da proposição do símbolo do dia. Dentre as performances musicais, François Muleka & Marissol Mwaba, Luana Bayô canta Elza Soares (participação Ayô Tupinambá), Nega Duda canta Clementina de Jesus, Banto Samba Clube (participação Renato Gama), Samba de Roda Nega Duda (participação especial de Lia de Itamaracá).
Serviços:
Dia: 26 de agosto
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo
Horário: 19h
Gratuito
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp