19/08/2023 às 18h35min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h06min

Com homenagem à Gal Costa, Filipe Catto encerra a noite de terça-feira (15) na FIL

Oficinas, palestras e bate-papos alinhavaram a programação do dia, levando ao público conhecimento e trocas sobre assuntos diversos e possibilidades variadas de descobertas e aprendizados

Verbo Nostro
Filipe Catto (Foto: Gabi Nalon)
Em um show de celebração à obra de Gal Costa, a cantora e compositora Filipe Catto fechou a noite de terça-feira (15), na 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, apresentando, no Theatro Pedro II, o espetáculo “Belezas são coisas acesas por dentro”. No roteiro, a artista alinhavou diferentes períodos da carreira de Gal, destacando o repertório mais recente da cantora baiana. Destaque na cena nacional da música brasileira como um dos principais talentos jovens da atualidade, Catto entregou uma apresentação refinada e icônica, fiel ao seu talento artístico e à altura da homenageada.

A música também bateu ponto na Tenda Sesc, com a presença do músico Luiz Thunderbird em uma conversa com a jornalista e pesquisadora musical Kamille Viola sobre a reconstrução do álbum “África Brasil” (1976), de Jorge Ben Jor. A atividade contou ainda com a participação do também jornalista Márcio Gaspar, explicando o impacto que o clássico disco “Acabou Chorare” (1972), dos Novos Baianos, teve junto à juventude da época. O encontro faz parte do projeto Grandes discos da MPB, realizado pelo Sesc - instituição parceira da FIL -, que revisita álbuns históricos da música brasileira.

Assunto em alta na mídia mundial, a inteligência artificial foi tema da palestra comandada pela administradora de empresas, Jessika Monassi, no auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace). Atuante como diretora administrativa financeira, Jessika abordou a importância de encarar a IA como aliada de empresas e pessoas no enfrentamento das novas trilhas de aprendizagem que o futuro próximo trará. “Não acredito que as novas tecnologias venham acabar com a função pensante do ser-humano dentro da cadeia criativa”, opinou.

A palestrante destacou o papel do livro nesse processo e o quanto ele pode funcionar como um “remédio” na cura do vício com o celular. “Essa fonte de dopamina que é rolar a rede social para baixo é muito prejudicial. Com um livro na mão, estamos com uma fonte de sabedoria para desfrutar e estimular a imaginação”, alertou Jessika Monassi.

O dia teve outras reflexões no café filosófico “O protagonismo juvenil por meio da literatura”, com as professoras Ana Luiza Landi e Maris Ester Souza. No bate-papo, elas contaram como seus alunos tornaram-se protagonistas por meio da arte. “Muitas vezes, basta um empurrão de incentivo para que os alunos se desenvolvam como pessoas e artistas. Ficar nos bastidores, muitas vezes de forma solitária, acreditando no potencial deles e desenvolvendo a confiança, é muito importante para que os estudantes encontrem seu próprio caminho”, testemunhou Ana Luiza.

Espaços criativos

As oficinas também atraíram o público durante a tarde de terça-feira na FIL. No espaço de tecnologias e artes do Sesc, o quadrinista Gustavo Borges deu início à série de encontros sobre criação de web HQ (tirinhas e histórias em quadrinhos), que serão realizadas até sexta-feira (18). Borges ressaltou a importância de desmistificar o preconceito que ainda cerca o universo das histórias em quadrinhos, tão impactantes na vida das pessoas quanto os livros de literatura clássica. “Quadrinhos são formas importantes de arte. O jeito como se comunica, o potencial da história e o caráter artístico e cultural não deixam nada a desejar para o cinema ou para a literatura. E atividades como essa sempre geram atenção e interesse das pessoas”, destacou o quadrinista.

No Espaço Favela, da CUFA, instalado no coreto da praça XV de Novembro, a oficina de Mandala Vitral, com Maísa Policromia Sentida, o destaque da agenda. Com orientação da artista e terapeuta ocupacional Maísa Oliveira Zangiacomi Martinez, o público infantil aprendeu e se divertiu com muitas cores, materiais diversos e foco nos sentimentos humanos. “A arte tem que sair de dentro de nós e ir para a rua, ocupar os espaços”, disse Maísa. As mandalas produzidas na oficina ficarão expostas no Espaço Favela até o final da feira.

A 22ªFIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto segue até domingo (20), com programação para públicos de todas as idades, diariamente de 8h30 às 20h. A agenda completa está disponível no endereço www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto teve início em 12 de agosto e segue até domingo, dia 20. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontece de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.   Os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

Realização 
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc. 

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada

(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Gabriel Todaro e Regina Oliveira

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp