19/08/2023 às 19h40min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h05min

“Espero que a literatura seja um transformador na vida de cada um”, disse Cristiane Sobral durante o projeto Combinando Palavras

Escritora esteve presente no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, onde assistiu às apresentações artísticas dos alunos da ETEC de Ribeirão Preto, todas inspiradas em sua obra

Verbo Nostro
Combinando Palavras com Cristiane Sobral (Foto: Júlia Antunes)
O Teatro Municipal de Ribeirão Preto pulsou forte na manhã desta quarta-feira (16), durante mais uma sessão do Combinando Palavras, atividade que faz parte da programação da 22ªFIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Em sua sexta edição, o projeto reuniu a escritora e professora Cristiane Sobral e os alunos da Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva (ETEC Ribeirão Preto).

Os estudantes apresentaram suas releituras dos livros da autora, que foram estudados durante o primeiro semestre em sala de aula. Emocionada, a autora abriu o evento destacando a importância de ‘combinar palavras’ e lembrou de sua infância, quando montava quebra-cabeças, encaixando pedaços de realidade. “Muitas vezes, quando criança, eu não conseguia entender muito bem os meus sentimentos e as palavras me ajudavam. Até hoje continuo ligada aos caça-palavras e palavras-cruzadas, que são lugares que ativamos quando brincamos de combinar palavras”, disse a escritora.

Crescida próxima à zona rural do Rio de Janeiro, Cristiane Sobral começou, bem cedo, a brincar, fantasiar e imaginar a mulher que ela um dia seria. “Olhar para esses desenhos e ver o tanto de carinhas pretas neles é de aquecer o coração. Principalmente pensando que esses alunos realizam um grande sonho meu, que era escrever histórias sobre crianças pretas que não fossem abusadas, que não estivessem na prostituição, passando fome e sofrendo violência”, revelou.

A emoção que pautou o encontro atingiu ponto alto quando, chorando, a escritora destacou o papel que a literatura tem na sua vida. “A literatura já me proporcionou conhecer vários lugares pelo mundo, com trocas e encontros. Mas, hoje, está difícil mensurar a gratidão por tudo isso que vivo aqui. Espero que esses estudantes se coloquem com mais protagonismo em suas vidas e que a leitura seja um elemento transformador em suas histórias”, enfatizou.

Cardápio amplo

Os alunos da ETEC levaram para o palco um catálogo diversificado de apresentações, com teatro, dança, poesias e gastronomia. A estudante Jeanclicia Farias da Silva, 15, do curso técnico de Nutrição, recitou uma poesia e revelou que conhecer a obra de Cristiane Sobral foi uma inspiração para ela. “Minha irmã tem cabelo black e quer alisar por conta de comentários das pessoas. E Cristiane vem nos falar que o problema não está em nós e, sim, na sociedade”, disse, empolgada. “Numa sociedade como a nossa, onde a roupa mais cara é a melhor, a pele mais branca é a melhor, o cabelo alisado é o melhor; ver pessoas como ela brilhando e ganhando reconhecimento, nos incentiva a buscar coisas iguais e a querer quebrar esses tabus”, completou a estudante.

Erika Bronze Moura, professora dos cursos de Gastronomia e Nutrição, e orientadora educacional da ETEC, contou que o Combinando Palavras está inserido no calendário letivo da escola de forma efetiva. “Trabalhamos com ensino profissionalizante e, às vezes, os alunos não têm acesso à literatura, à poesia ou crônica. E quando se deparam com esse tipo de projeto, percebo que eles ficam mais leves”, disse a professora.

Conto que vira comida


Pelas mãos dos estudantes de Gastronomia, a obra da Cristiane Sobral virou diversos pratos. Um deles, inspirado no poema “Terra Negra”, foi o salgado com folhas de girassóis, preparado pela aluna Ana Clara Baggio, 18. “O orgulho de ela ser quem ela é, com sua beleza e seu poder, está representado nos nossos pratos, que também têm sua beleza e seu poder”, destacou a estudante. “Como escritora, ter leitores como esses meninos e meninas, que não apenas leem, mas encenam, dançam e fazem comidas inspiradas nos meus textos, é o ápice do universo da leitura”, finalizou a autora.

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto teve início em 12 de agosto e segue até domingo, dia 20. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontece de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.  Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Realização 
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural

Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc. 

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada

(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Gabriel Todaro

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp