20/08/2023 às 16h12min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h05min

‘Este contato com vocês é que me estimula a escrever’, disse Heloísa Prieto na FIL

Escritora infantojuvenil assistiu releituras de suas obras apresentadas por alunos do Educandário no palco do Theatro Pedro II, dentro da programação do projeto ‘Combinando Palavras’

Verbo Nostro
Combinando Palavras com Heloisa Prieto (Foto: Raiza Ferreira)
Dos livros para o palco. E com a autora das histórias interpretadas pelos estudantes bem ali pertinho, assistindo tudo e se emocionando. Assim foi mais uma tarde do projeto Combinando Palavras”, nesta quarta-feira (16/08), na sala principal do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, com a autora, Heloísa Pietro e os alunos, crianças e adolescentes do Colégio Camillo de Mattos, mantido pela Fundação Educandário em Ribeirão Preto.

“Confesso que chorei algumas vezes aqui, um choro de emoção ao ver todo este universo recriado. É este contato com vocês que me estimula a escrever”, disse a autora.  Na plateia, alunos do Fundamental 1 e Fundamental 2, professores, funcionários e pais de estudantes do Educandário. No palco, jovens que se revezavam nas adaptações para dança, coral, vídeo e teatro de obras como “Mil e Um Fantasmas”, “Minha Carta ao Mundo” e “Visitando Sonhos”. “Tive um contato maior com a obra da Heloísa para este trabalho. Foi incrível me apresentar no palco do Theatro Pedro II e quero fazer isso mais vezes”, disse o aluno Wesley Gabriel Reis Mendes, 13 anos, do oitavo ano da escola, que deu vida ao personagem Matias de Açucena, o hipnotizador de “Visitando Sonhos”.

Combinando Palavras

Realizado pela FIL desde 2017, o projeto “Combinando Palavras” tem o objetivo de fomentar a prática da leitura e auxiliar no desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes participantes, como a escrita criativa, música, dança e arte. Principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o projeto soma, até aqui, mais de quatro dezenas de escritores participantes, com suas obras lidas, estudadas e adaptadas em sala de aula.

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto foi realizada de 12 a 20 de agosto e trouxe como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. Os homenageados desta edição da FIL foram: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora). 

Realização 

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc

Apoio

Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural

Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.    

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])
Colaboração: Angelo Davanço

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp