17/08/2023 às 17h39min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h02min

O espetáculo “O Sumiço da Yara” traz o folclore nacional com foco na natureza para crianças em Manaus (AM)

O projeto realiza sete apresentações em escolas públicas do município no mês de agosto

Da redação
Rodrigo Cordeiro

Com o objetivo de conscientizar as crianças de Manaus (AM) sobre a importância da preservação do meio ambiente, a peça infantil “O Sumiço da Yara” acontece entre os dias 21 e 24 de agosto na E.M. “Abilio Alencar”, com sessões às 09h00 e às 13h00. O espetáculo gratuito une personagens do folclore brasileiro e assuntos sobre como cuidar da natureza, e contempla outras onze escolas do município.

 

Na peça, os amigos Saci e Curupira são admiradores da sereia Yara, que encanta a floresta amazônica com sua bela voz. Certo dia, eles notam que Yara não está mais cantando e ficam preocupados. Enquanto a procuravam, recebem a visita do espírito da floresta, a índia Apoena, que na linguagem indígena significa “aquela que enxerga longe”. Apoena informa que a floresta corre muito perigo, pois um espírito destruidor está chegando para acabar com a natureza com fogo e poluição, e os animais, sem o verde da floresta e água, podem ser extintos.

 

A partir dessa informação, o Saci e o Curupira iniciam uma missão para resgatar a Yara e combater o espírito destruidor que pode ter causado o sumiço da sereia e ainda quer acabar com a floresta amazônica.

 

Segundo dados da MapBiomas, entre 2016 e 2021, a devastação de Terras Indígenas aumentou 41 vezes. Projetos como “O Sumiço da Yara” enfatizam a importância da discussão desse tema desde a infância.

 

O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas, que tem como principal origem a cultura indígena e possui alguns aspectos das culturas portuguesa e africana. A Yara, o Saci e o Curupira são alguns dos personagens mais conhecidos das lendas folclóricas.

 

No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore no Brasil. A data tem o intuito de alertar sobre a importância das manifestações folclóricas para a nossa cultura, já que o folclore é um dos elementos que ajudou a criar uma identidade do povo brasileiro.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “O Sumiço da Yara” tem a produção da Walkmar Produções, apoio da Vida Flat e SSP Produções e com patrocínio da Novartis e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

“A responsabilidade social corporativa é um dos pilares da estratégia global e local da Novartis, acreditamos em parcerias sustentáveis e apoiamos iniciativas que vão de encontro com nossa missão de reimaginar a medicina e transformar a vida das pessoas”, comenta Renato Carvalho, CEO da Novartis Brasil.

 

Sobre A Novartis: A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 800 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 106 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos -- exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural -- e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Novartis. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

 

Serviço:

“O Sumiço da Yara” em Manaus (AM)
Local, datas e horários

E.M. “Abilio Alencar”

21 de agosto - 09h00 e 13h00

22 de agosto - 09h00 e 13h00

23 de agosto - 09h00 e 13h00

24 de agosto - 09h00

 

Escolas contempladas pelo projeto:

E.M. Abilio Alencar, E.M. "Carlos Santos", E.M. "Ouvidor Sampaio", E.M. "Lago", E.M. "Silva", E.M. "Maria Leide", E.M. "Ambientalista Chico Mendes", E.M "Carlos Antônio", E.M. "São Judas", E.M. "Luis Freire", E.M. "Ester", E.M "Padre Calleri"


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp