16/08/2023 às 14h44min - Atualizada em 17/08/2023 às 00h08min

O premiado diretor Elder Fraga e o dançarino Marcos Abranches são convidados para o 8º KIADA - Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023, que acontece em Seul capital da Coreia do Sul.

Carlos Augusto Rodrigues Arruda
Elder Fraga
O diretor Elder Fraga ao lado do dançarino Marcos Abranches, estarão em um dos maiores festivais de dança do mundo sobre acessibilidade, o 8º KIADA 2023, que acontece em Seul na Coreia do Sul.

O KIADA é o primeiro festival de dança para deficientes do mundo realizado na Coreia do Sul. O objetivo é tentar a colaboração transnacional entre artistas de dança contemporânea com deficiência e artistas performativos, para melhorar a compreensão mútua e tornar-se um festival de dança para que pessoas com deficiência do mundo todo possam desfrutar.

O Brasil é o único grupo na seleção oficial do KIADA 2023, com o solo “CANTO DOS MALDITOS”, obra criada por Marcos Abranches que fez a adaptação do livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano, que também inspirou a diretora Laís Bodanzky no filme “Bicho de Sete Cabeças”. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino.

Espetáculo solo de dança contemporânea que exacerba no corpo a solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida. Abranches traz para a cena como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam, sobre o amor e o abandono, o canto de todos os malditos. O espetáculo acontece no Akro Arts Theater no dia 19 de agosto, às 17h.

Outra novidade esse ano no 8º KIADA 2023 é que pela primeira vez em sua história será realizada uma sessão de cinema dentro do festival de dança, o filme é “O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO” que tem roteiro e direção do premiado diretor Elder Fraga e conta a história de vida e arte do dançarino Marcos Abranches. Em novembro de 2022, Fraga e Abranches estiveram em Moscou na Rússia com o filme, que venceu o principal prêmio do 11º BREAKING DOWN BARRIERS International Film Festival.

O filme teve sua estreia em julho de 2021 e segue carreira nos festivais, tendo conquistado 17 prêmios pelo Brasil e mundo.

Sobre o filme:
“O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO”, ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.
O filme terá duas sessões dentro do KIADA com debate após as sessões com o diretor e o artista. As sessões acontecerão no I-Eum Art Hall no dia 23 de agosto (quarta), às 11h e 13h30.

“O Artista e a Força do Pensamento”, tem o apoio do 8º KIADA - Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023, do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil em Seul, através da Senhora Ministra-conselheira Míriam de Castro Rodrigues Leitão, Chefe dos Setores Cultural e Educacional.

Confira o espetáculo na página oficial do KIADA 2023.

https://kiada.co.kr/sub02/sub02_2.php#go06  
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp