16/08/2023 às 17h37min - Atualizada em 17/08/2023 às 00h04min

Prefeitura assina Ordem de Serviço para obra de Requalificação e Restauração do Complexo Trapiche Santo Ângelo, no dia nacional do Patrimônio Histórico

A cerimônia acontecerá nesta quinta (17), às 9h, Palácio La Ravardière - Av. Pedro II, S/N° - Centro

DR Comunicação
Dyego Rodrigues

A cerimônia acontecerá nesta quinta (17), às 9h, Palácio La Ravardière - Av. Pedro II, S/N° - Centro
“No dia em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, o início da obra no Complexo Trapiche Santo Ângelo representa o resgate de um símbolo da cidade de São Luís, que, no século XIX, foi utilizado como uma série de armazéns de beneficiamento da comercialização do algodão e do açúcar, fortalecendo o mercado na época. Para que a obra de revitalização saísse do papel, foi necessário um grande esforço de toda a equipe da Prefeitura”. É nesse contexto que a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), Kátia Bogéa, se refere à história do Complexo Trapiche Santo Ângelo, no Centro Histórico de São Luís, que será requalificado.
Para dar início às obras de requalificação e restauração do Complexo Trapiche Santo Ângelo, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, realizará o ato da assinatura da ordem de serviço, às 9h desta quinta-feira (17), no Palácio La Ravardière - Av. Pedro II, S/N° - Centro, sede da Prefeitura de São Luís. A revitalização do conjunto histórico será realizada a partir dos projetos elaborados sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE) no âmbito do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís – PROCIDADES, em financiamento obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras, que serão contratadas e supervisionadas pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), representam a maior intervenção realizada no Patrimônio Cultural em São Luís nos últimos anos.
Os recursos para as obras, na ordem de R$ 45.126.123,87, são provenientes de apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e patrocínio do Instituto Cultural VALE, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e contam ainda com contrapartida do município de São Luís. Os serviços, com prazo para conclusão de 18 meses, serão executados pela empresa Gomes Sodré Engenharia LTDA., especializada em restauração de imóveis históricos e vencedora da licitação.
“A Vale atua pela preservação do patrimônio material e imaterial do Maranhão há muitos anos. Neste sentido, reforçamos, hoje, nosso compromisso com o patrocínio ao restauro de mais um de seus prédios históricos, o Complexo Trapiche Santo Ângelo, ao lado do BNDES, pelo edital ‘Resgatando a História’, e da prefeitura de São Luís. Esperamos que este novo espaço ressignificado em pleno Centro Histórico - onde também patrocinamos o restauro de casarões emblemáticos da cidade -, seja cenário de muitas novas novas histórias para gerações que estão por vir”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
O projeto cultural da gestão municipal de São Luís foi aprovado no âmbito da iniciativa “Resgatando a História - 01/2021”, do BNDES, com o propósito de receber aporte de recursos para a implementação de projeto arquitetônico de restauro e requalificação capaz de reverter a deterioração das estruturas do histórico conjunto fabril, que é de propriedade do Município de São Luís desde 2007. A ideia é resgatar o potencial dessa área em servir como local capaz de combinar usos administrativos, criativos, culturais e comerciais.
Está programada a requalificação do conjunto dos cinco galpões, duas chaminés, áreas livres e via de acesso. Assim, a obra oferecerá à população de São Luís um espaço de vivência coletiva destinado a diversos públicos, a partir da reurbanização de uma das principais entradas do Centro Histórico, declarado pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1997.
Além disso, a execução dos serviços de restauro e requalificação da referida área possibilitará a instalação de pelo menos cinco órgãos da administração pública municipal, fortalecendo o movimento de ocupação de dinamização econômica do Centro Histórico e permitindo ao município a redução de gastos com aluguéis de imóveis que abrigam os referidos órgãos e, principalmente, concentrando o atendimento ao público em um ponto de fácil acesso a toda a população, em frente ao Terminal da Praia Grande.
Os serviços, em contratação, também possibilitarão a implementação do Centro de Criatividade e Inovação (CECHICS), a ser gerido pela SEMISPE e que será vetor para o desenvolvimento de políticas municipais relacionadas à economia criativa que visam estimular a diversidade de culturas para a participação nos fluxos de ideias e comércio de produtos e serviços, em especial no Centro Histórico de São Luís. Para viabilizar essa proposta de uso, o Município de São Luís pretende investir cerca de mais R$ 4 milhões em recursos próprios e captação junto a parceiros ao longo dos próximos meses para a execução dessas ações complementares.
 
Sobre o Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Em 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cargo que ocupou por 30 anos.
Nesta mesma data, o Ministério da Cultura, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e Instituto Cultural Vale, apresentam a exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” que será aberta no bairro Cidade Operária, na praça do Viva, às 17h, com entrada gratuita.
A exposição, que foi sucesso com mais de 40.000 visitantes na Praça Nauro Machado e em São José de Ribamar, chega a um dos bairros mais populosos da cidade com uma estrutura inflável gigante, sendo um verdadeiro Centro de Interpretação itinerante em praça pública, e homenageia os 25 anos do título de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco ao nosso Centro Histórico.
 
Serviço
O que – Assinatura da ordem de serviço das obras de requalificação e restauração do Complexo Trapiche Santo Ângelo
Quando- Às 9h desta quinta-feira (17),
Onde – Palácio La Ravardière - Av. Pedro II, S/N° - Centro, sede da Prefeitura de São Luís.
Contato para imprensa
(98) 991706807 - Dyego Rodrigues (DRT-797)

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp