15/08/2023 às 12h44min - Atualizada em 16/08/2023 às 00h06min

Terceira eliminatória do Toca Aí! terá show de encerramento de Graça Cunha

Cantora conceituada teve participações em CDs de artistas como Rita Lee, Jota Quest, Skank e Paulo Miklos e integrou a banda do "Altas Horas"

Glauco Braga
Comunicação Conectada
Divulgação

O Toca Aí!, maior concurso de música de rua de SP, está na sua terceira edição e realiza neste sábado, dia 19, sua última eliminatória. O projeto recebeu a inscrição de mais de 400 artistas e, no total, serão distribuídos R$30 mil em prêmios, sendo R$10 mil para o grande vencedor. Os shows acontecem no Pátio Metrô São Bento, são de graça e vão das 11h às 17h.

O terceiro e último dia de eliminatória contará com a participação de dez músicos de rua que apresentarão sua arte para um júri especializado, que irá apontar três participantes para a grande final, no dia 26 de agosto. E o público ainda terá a oportunidade de conferir shows de abertura e encerramento com grandes artistas do cenário musical.

"Na primeira e na segunda eliminatórias, os jurados tiveram muita dificuldade em escolher os  vencedores em razão do alto nível dos artistas. Para nós, essa excelência dos candidatos ressalta ainda mais a importância de valorizar e dar espaço para os talentos que tocam nas ruas", disse Isabela Parrón, idealizadora do projeto. 

O show de abertura, às 11 horas, ficará sob o comando da finalista do Toca Aí! de 2022, a  Bárbara Fagundes. Ela iniciou a carreira como artista de rua em sua terra natal, Recife, se apresentando nos vagões de metrô e ônibus. Foi para Jundiaí em 2016 e passou a circular e contribuir com a cultura popular e luta identitária feminista, negra e LGBQIA+ local, integrando importantes grupos e projetos da cidade.  

A partir do meio-dia, começam as eliminatórias com as apresentações de Trio Casaca de Couro; Mayo Nelson; Sangue Raiz; Natany Kreski; Paue; Arlet y Tomi; Wannie Ramos; Alcoóliques; Manada e Camil Música.

O encerramento do dia, às 16 horas, ficará a cargo da cantora Graça Cunha, que iniciou sua carreira em 1993, como solista no Musical “Noturno” de Oswaldo Montenegro, na Oficina dos Menestréis. Em sua trajetória, a cantora possui mais de 2 mil trabalhos que foram ao ar (entre jingles e locuções para TV, Rádio e Cinema), assim como participações em CDs de artistas de renome como Rita Lee, Jota Quest, Skank, Paulo Miklos, entre outros. Ela também integrou a Banda do Programa “Altas Horas”, do apresentador Serginho Groisman, na Rede Globo.

A banca de jurados do dia será formada por Fabiola Bemfeito, jornalista e responsável pelo Marketing e a Comunicação do Metrô de São Paulo; Luis Claudio Tocchio, produtor cultural no SESC/São Paulo, e Stephanie Hahne, fotógrafa e jornalista musical do Tenho Mais Discos Que Amigos.

Oito artistas já estão classificados

Na segunda eliminatória, no dia 12, o júri composto por Cintia Camilly, Thiago Felix e Rodrigo Alarcon selecionou os artistas com as seguintes pontuações: Banda Trivibe (98 pontos); Viviane Pitaya (98 pontos); Guetto Brass (97 pontos) e Marcinho Pipoca (97 pontos). Eles se juntam aos vencedores da primeira seletiva que são Tabatha Aquino; The Bessie´s Blues Band; Pólli e Cauê Chimera. 

 “Essa iniciativa do “Toca Aí!” e do Pátio São Bento é muito interessante, porque tem toda uma estrutura que abraça os artistas de rua. É como um reconhecimento do nosso trabalho, porque como foi falado no concurso, nós artistas de rua levamos por meio da arte, conhecimento, pensamento, diversidade, entretenimento, cultura, e não somos tão valorizados quanto deveríamos ser. E ter esse concurso anualmente, ter outros projetos que dão visibilidade aos artistas de rua, é o mínimo que a sociedade pode fazer, além de contribuir com o chapéu.”, comenta Viviane Pitaya, uma das finalistas do concurso.

Carla Borges, do grupo Samba da Treze, destacou a importância do concurso. "Para gente é primordial a oportunidade dada, que infelizmente na nossa cidade, não só aqui, mas no nosso País, o artista de rua é muito discriminado ainda. Então a cultura abrindo esses espaços, fortalece o artista de rua. Para a gente é uma extrema gratidão, muito importante mesmo”, disse.

Serviço

3º Concurso de Música de Rua Toca Aí!

Site: www.tocaai.art.br

Data: 19/08, das 11 às 17 horas

Entrada: gratuita

Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia

Este projeto foi contemplado pela 6ª Edição de Apoio à Música para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura. 

Apoio: Pátio Metrô São Bento, Tatu Cultural, Sesc Florêncio de Abreu, Metrô de São Paulo, Tenho Mais Discos Que Amigos e Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo

@patiometrosaobento, @tatucult, @sescflorencio, @metrospoficial, @tmdqa, @turismoprefsp

 

Saiba mais em: www.tocaai.art.br

Instagram: @concursotocaai


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp