14/08/2023 às 17h23min - Atualizada em 14/08/2023 às 20h07min

Dia dos Pais: concorrência dos preços na mira dos consumidores

Estudo feito pela Precifica mostra a competitividade do comércio eletrônico nos meses de julho e agosto, visando a data comemorativa

NB Press Comunicação
Imagem de Freepik
Estudo feito pela Precifica para analisar o comportamento dos preços no período que antecede o Dia dos Pais mostra que a diferença nos valores de venda de produtos entre os diferentes players monitorados foi pequena, o que demonstra alta competitividade do segmento. A empresa analisou os preços de 1.560 produtos exclusivos, em 42 sites distintos, nos meses de julho e agosto de 2021, 2022 e 2023.

Os itens monitorados pertencem às cinco categorias mais procuradas pelos consumidores: bicicletas (819 produtos), smartphones (394 produtos), perfumes masculinos (224 produtos), smartwatches (71 produtos) e bebidas (especificamente whisky,52 produtos). De acordo com o levantamento, a maioria dos produtos teve aumento de preço em agosto de 2022 em relação a julho do mesmo ano: do total de produtos de cada categoria, observou-se uma alta mais frequente nos smartphones, onde 90% dos produtos tiveram aumento de preço. A segunda categoria a se observar maior alta foi a de bebidas (77% dos produtos registrando alta), seguida de bikes (67%), perfumes (61%) e smartwatches (58%) 

A pesquisa não se limitou a comparar preços. Ela também avaliou o comportamento dos vendedores (lojistas) conforme a categoria em que eles se encaixam, 1P e 3P. Denomina-se vendedor 1P (primeira parte) a empresa que vende diretamente para o consumidor final por meio de seu próprio site. Já o 3P (terceira parte) é o marketplace, ou seja, quando uma determinada varejista transforma sua loja virtual em uma plataforma de vendas, possibilitando que outras lojas vendam seus produtos por meio do mesmo canal.

Na comparação entre vendedores 1P e 3P, a Precifica observou que a diferença de preços se manteve constante nos meses de julho e agosto de 2022. Em julho, os vendedores do tipo 3P ofereciam preços mais baixos nas categorias de bicicletas e bebidas, enquanto os do tipo 1P tinham preços melhores em perfumes, smartphones e smartwatches. No entanto, em agosto, os vendedores do tipo 3P mantiveram a vantagem nos preços das bicicletas e bebidas, além de perfumes e smartphones. Os vendedores do tipo 1P tiveram preços mais competitivos apenas na categoria de smartwatches.

Bicicletas e smartphones em alta

O maior aumento de preço registrado em agosto de 2022 em relação ao mês anterior foi na categoria de bicicletas. Por outro lado, a maior queda de preços foi nos smartphones, com uma redução média de preços superior a 14%.

Ao comparar julho de 2023 com o mesmo mês do ano passado, a pesquisa da Precifica constatou que smartwatches e smartphones tiveram um aumento moderado nos preços, enquanto os perfumes tiveram redução. Bicicletas e bebidas, por outro lado, registraram uma média de preços mais alta.

“Nossas conclusões indicam que, embora a maioria dos smartphones tenha aumentado de preço em agosto de 2022, a média de preços nesse período caiu. Isso sugere que houve descontos significativos em alguns modelos específicos. Em geral, tanto os vendedores do tipo 1P quanto os do tipo 3P se esforçaram para manter seus preços competitivos, com exceção da categoria de smartphones, onde os vendedores do tipo 3P foram capazes de oferecer descontos maiores”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Em média, registrou-se uma queda de -1,7% no preço dos produtos observados no mês do Dia dos Pais em 2022, em contraste com um aumento de 0,98% em 2021. Essas variações estão alinhadas com os valores registrados pelo IPCA para os meses de agosto de 2021 (0,89%) e 2022 (-0,73%).

Segundo Ricardo Ramos, o estudo envolveu um meticuloso processo de análise, que incluiu a identificação e remoção de outliers, cálculo da mediana dos preços para cada produto e comparação dos preços médios em cada mês e ano por categoria. “Com essa análise, buscamos fornecer aos consumidores uma visão clara do comportamento dos preços, ajudando-os a tomar decisões  mais informadas para as compras do Dia dos Pais”, afirma o CEO.

Sobre a Precifica

Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções depricing. Por meio de seus serviços, traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1,2 mil sites, e conta com mais de 1,5 mil usuários em seis países da América Latina. Para mais informações, acesse:www.precifica.com.br.
 

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