14/08/2023 às 16h16min - Atualizada em 14/08/2023 às 20h02min

Dragon Boat Day é celebrado em São Paulo com apresentações culturais chinesas e competição aquática

Redação
https://www.ibrachina.com.br/
Divulgação
Evento reuniu centenas de pessoas na raia da USP

A raia da USP recebeu centenas de pessoas neste sábado (12). A primeira edição do Dragon Boat Day by Chinese Bridge Club in São Paulo reuniu quatro equipes brasileiras para uma competição que é tradicional na China. O evento foi realizado em comemoração ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil, em 15 de agosto. A data integra o calendário oficial da cidade de São Paulo.

Na abertura da celebração, a Associação Kung Fu Garra de Águia Lily Lau Brasil apresentou a Dança do Leão e a Dança do Dragão, atividade tradicional da cultura chinesa, executada em ocasiões especiais.

André Sun, Diretor de Cultura do Chinese Bridge Club in São Paulo, fez uma breve palestra sobre a história e a cultura do barco dragão (dragon boat) uma canoa longa, com várias pessoas remando e uma dando o ritmo. O Festival Dragon Boat é uma importante na tradição chinesa. O barco ganhou um significado especial em outros países, por ser utilizado no processo de reabilitação de mulheres com câncer de mama.

Na água, quatro barcos com cabeça e cauda de dragão: Remama e Umauma Dragon Boat Brasil, ambos de São Paulo, além da Associação Canomama, de Brasília; e Nina Rosa, de Santos.

Além disso, pessoas que estavam assistindo puderam experimentar na prática como é competir em um barco dragão. Após fazerem um rápido workshop de remo preparatório, X pessoas entraram na água para uma experiência inesquecível nos barcos.

Thomas Law, Presidente do Chinese Bridge Club in São Paulo e do Ibrachina, destacou que “o Dragon Boat Day é uma celebração do esporte e da cultura”. Disse ainda que “este é um dia significativo, pois marca a semana da imigração chinesa no Brasil”.
 

Após a competição, o público assistiu a uma apresentação artística do grupo de dança Tang Yun e uma demonstração de king fu da Associação Kung Fu Garra de Águia Lily Lau Brasil.

O encerramento foi com um show do Ibrachina Musical Project, grupo musical criado pelo Ibrachina que mistura a música tradicional chinesa com os ritmos brasileiros. Oscar Wei fez uma participação especial, tocando o instrumento tradicional chinês er hu.

Entres os presentes no evento estavam Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura de São Paulo; Ronaldo Sagres, representando Carlos Augusto Vianna, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo; Tian Yuzhen, Cônsul-geral Adjunto do Consulado da China em São Paulo; Jorge Oliveira, Secretário de Estado de Esportes do Amazonas; Virgílio Carvalho, Diretor da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, representando Roberto de Lucena, titular da pasta; João Lucas Nunes Monteiro, representando o Secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Thiago Martins Milhim; Luis Aguiar, ex-Secretário Estadual e Municipal de Relações Internacionais em São Paulo.

O Dragon Boat Day é uma realização do Chinese Bridge Club in São Paulo, com apoio do Ibrachina, do Consulado da República Popular da China em São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo; Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e da SABESP.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp